Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula admite derrota para Bolsonaro em discurso de 1º de maio de 2022 #boato

Lula admite derrota para Bolsonaro em discurso de 1º de maio de 2022 #boato

Lula admite derrota para Bolsonaro em discurso de 1º de maio de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em discurso no dia 1º de maio de 2022, ex-presidente Lula admite derrota para Jair Bolsonaro nas eleições.

As eleições presidenciais de 2022 ainda estão longe, mas as fake news e as discussões sobre o pleito já começaram. E como já era de se esperar, a desinformação sobre as eleições está pipocando na internet.

Pelo menos por enquanto, as histórias falsas estão concentradas nos títulos eleitorais e nos próprios candidatos à Presidência da República. Exemplo disso é a história de hoje.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Lula teria admitido a derrota para o atual presidente Jair Bolsonaro, durante um discurso no dia 1º de maio de 2022. Segundo a publicação, Lula teria admitido não ser pré-candidato ainda, somente a partir do dia 7 e que alguém muito melhor do que esse presidente irá ganhar as eleições.. Confira:

“ACABOU! Lula admite DERROTA em discurso de 1º de Maio. O discurso de Lula que era para ser às 12:00hs foi mudado para às 13:00 e só começou às 15:30. Tudo porque não tinha gente o suficiente. No discurso Lula diz que ainda não é candidato. Ele disse: “só dia 7 eu vou ser pré-candidato”. Será que já arregou?”.

Lula admite derrota para Bolsonaro em discurso de 1º de maio de 2022?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro animados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de lógica e de provas.

Após assistir ao vídeo, ficamos bastante desconfiados. Isso porque ele apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre as eleições de 2022 não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que Lula estaria com uma doença grave e iria desistir da candidatura. Também a que indicava que Lula teria sido envergonhado por um repentista nordestino durante um comício e, por fim, a que apontava que Bolsonaro estaria na frente de Lula na pesquisa de intenção de votos, mas a CNN tentou esconder.

Ao contrário do que a história de hoje indica, a tese de que Lula teria admitido a derrota não se sustenta. Em nenhum momento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar derrotado. Se a frase que aparece na história de hoje já não prova nada, o vídeo na íntegra apenas confirma a falta de provas.

Na realidade, Lula apenas afirmou que ainda não é candidato à Presidência da República, mas que vai ser pré-candidato a partir do dia 7. Vale ressaltar que o PT demorou a confirmar a participação de Lula na disputa pelo cargo e isso, certamente, se deu pela preocupação em relação à falta de informação do apoio público ao ex-presidente (que foi inocentado das acusações que o levaram à prisão). Entretanto, após diversas pesquisas de intenção de votos favoráveis à Lula, o ex-presidente foi confirmado como pré-candidato. Se isso não bastasse, as convenções para a escolha dos candidatos à Presidência podem acontecer somente a partir do dia 20 de julho. Já o registro oficial deve ocorrer até o dia 15 de agosto. Dessa forma, de fato, Lula ainda não é candidato pelo PT, uma vez que vai precisar disputar as convenções.

Em resumo: a história que diz que Lula teria admitido a derrota para Bolsonaro nas eleições de 2022 em um discurso no dia 1º de maio é falsa! O vídeo exibido como prova, na verdade, não prova nada. Nas imagens, Lula apenas afirma que ainda não é o candidato pelo PT, mas que será pré-candidato a partir do dia 7. As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer somente a partir do dia 20 de julho. Além disso, em nenhum momento, Lula admitiu estar derrotado. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: