Lula acaba de ser expulso de Itanagrá, na Bahia, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra momento em que o ex-presidente Lula foi expulso da cidade de Itanagrá (na Bahia) em 2021. População se revoltou contra ele e Exército teve que intervir.

Há mais de um ano das eleições de 2022, movimentos em relação à campanha eleitoral começam a serem vistos. Com isso, notícias falsas estão circulando por aí. A última fala de uma suposta expulsão do ex-presidente Lula de uma cidade na Bahia.

Mensagens apontam que o ex-presidente Lula foi expulso na cidade de Itanagrá (na Bahia). Nas imagens, uma multidão xinga o Lula de ladrão enquanto um ônibus da comitiva do ex-presidente deixa o local. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: A COISA É SÉRIA Lula acaba de ser expulso da cidade de Itanagrá na Bahia. O Exército teve que fazer a segurança. A população usou palavras de baixo calão , porém não houve agressão. Versão 2: A coisa é séria; Lula acaba de ser expulso da cidade de Itanagrá na Bahia. O Exército teve que fazer a segurança. A população não aguenta mais esse corrupto e sua quadrilha. Que fim de carreira triste!

Vídeo mostra Lula acabando de ser expulso de Itanagrá, na Bahia?

As imagens não demoraram muito para se espalhar na internet. Porém, nem elas são de Itanagrá (na Bahia) tampouco são de 2021. Na realidade, o vídeo é antigo, foi gravado em outro contexto e em outro local.

A mensagem que acompanha o vídeo e o histórico de mensagens falando de vídeos atribuídos a Lula já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. O texto que circula online (como bom boato) é alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Não bastasse isso, não foram poucas as vezes que falamos de vídeos relacionados a Lula que viralizaram na internet. Já desmentimos fake news que apontavam que ele havia sido flagrado em um bar durante a quarentena, vaiado em Recife, xingado por petistas em comício e tantas outras.

Já desconfiados, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito do assunto em questão e não demorou muito para percebermos que o vídeo sequer é recente e tampouco é da cidade citada.

Na realidade, o vídeo é da conturbada caravana chamada Lula Pelo Brasil de 2018. Na ocasião, a comitiva de Lula em algumas cidades do Brasil acabou sendo vaiada e atacada por militantes contrários a ele. O vídeo em questão foi gravado exatamente no dia 21 de março daquele ano.

Ao chegar na cidade de São Vicente do Sul (RS), Lula (como aponta essa matéria do site Gaúcha ZH) foi recebido por um protesto de ruralistas. Porém, a matéria nega que ele tenha sido expulso da cidade. Tanto que, posteriormente, foi recebido por apoiadores e cumpria agenda no campus do Instituto Federal Farroupilha. Na época, o MBL publicou um vídeo muito similar ao gravado (do mesmo momento só que de outro ângulo):

Também é importante apontar que, ao contrário do que aponta a mensagem, o “Exército” não interviu no caso. A ação de segurança da comitiva ficou por conta da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (como é possível ver no vídeo).

Resumindo: a história que aponta que Lula foi expulso da cidade de Itanagrá (na Bahia) em 2021 é falsa. Na realidade, o vídeo é do Rio Grande do Sul, de 2018 e o ex-presidente não “expulso da cidade”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet