Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é flagrado e xingado em bar durante quarentena da Covid-19, mostra vídeo #boato

Lula é flagrado e xingado em bar durante quarentena da Covid-19, mostra vídeo #boato

Lula é flagrado e xingado em bar durante quarentena da Covid-19, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Lula foi flagrado e xingado em um bar durante a quarentena da Covid-19. Em vídeo, ele aparece sentado à mesa bebendo cachaça com os amigos, todos sem máscara.

Volta e meia, fotos e vídeos caem na internet com “denúncias” de famosos, políticos e outras pessoas conhecidas na mídia que estão furando a quarentena, participando de aglomerações ou andando pelas ruas sem máscaras, mesmo com todas as recomendações das autoridades de saúde para conter o avanço da pandemia do coronavírus. Em contrapartida, há casos também em que os internautas acabam “trocando as bolas” e confundindo pessoas que se parecem muito com quem elas estão pensando, mas não são. É o caso do desmentido de hoje.

Um vídeo (que não será exibido aqui) que começou a circular nas redes sociais recentemente, especialmente no Facebook, mostra supostamente o ex-presidente Lula sendo flagrado e xingado em um bar durante a quarentena da Covid-19. Nas imagens, ele supostamente aparece sentado à mesa bebendo com os amigos, sem máscara, e um homem o aborda e o xinga na frente de todos no local. “Ladrão e safado!”, ataca o homem no vídeo. Confira, a seguir, as versões do texto original das publicações que estão compartilhando o vídeo:

Versão 1: O cachaceiro Lula bebendo com seus amigos, todos sem máscara! No entanto, em frente a câmera, o ladrão, como um bom ator, diz para os alienados, que param para ouví-lo, para se protegerem! Versão 2: Lula bandido saindo para um papinho no bar com asseclas Versão 3: O PICARETA DO LULA É RECONHECIDO TOMANDO CACHAÇA EM UM BAR…INDIGNADO COM AQUELA CENA UMA PESSOA DO POVO FOI LHE TIRAR SATISFAÇÃO….VEJAM…

Lula foi flagrado e xingado em bar durante quarentena da Covid-19, mostra vídeo?

O vídeo viralizou rapidamente. Só no Facebook, obteve 2,7 mil compartilhamentos em apenas um dia, indo parar principalmente em grupos “antipetistas” e “antilulistas”. Porém, não é o ex-presidente Lula quem aparece nas imagens.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

E já desconfiamos disso logo de cara. Primeiro, por causa das mensagens das publicações que estão compartilhando o vídeo, que carregam todas as características de fake news: são vagas (não dizem quando e onde Lula foi supostamente flagrado), alarmistas (têm o intuito de causar debates nas redes sociais, com ataques principalmente à esquerda política), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar a veracidade do ocorrido.

Em segundo lugar, não é de agora que surgem boatos online sobre “Lula flagrado em algum lugar” e, na verdade, ter sido confundido com outras pessoas. Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como, por exemplo, aquele sobre uma suposta foto de Lula e Maduro de mãos dadas em 1984 e um outro vídeo que supostamente mostrava Lula sendo expulso de restaurante em Curitiba após sua soltura.

Além disso, outro fato que torna o vídeo de hoje inverídico é que, ao procurarmos por notícias sobre o assunto, nada encontramos. Com certeza, se realmente tivesse acontecido da tal hostilização no bar, haveria notícias em todos os lugares, tanto a favor quanto de repúdio.

Mais que isso, analisando bem o vídeo, é possível perceber que o homem que faz a abordagem chama a pessoa à mesa de “Seu Wagner”. Então, fizemos mais uma busca e descobrimos que o homem que foi confundido com o ex-presidente Lula se trata de Wagner Pires de Sá, ex-presidente do clube de futebol do Cruzeiro.

Na ocasião, um grupo de torcedores cruzeirenses hostilizou o ex-dirigente do Raposa em um bar da Região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG), cobrando respostas sobre a sua passagem pelo comando do time. Wagner foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais na “Operação Primeiro Tempo”, que investigava irregularidades de sua gestão na presidência do clube. O ex-dirigente teria usado cartões corporativos para bancar viagens, chopes, bares e clínicas, arruinando as finanças do time e mergulhando-o na série B. Daí, o motivo da indignação do torcedor no vídeo.

Resumindo: O vídeo que supostamente mostra Lula sendo flagrado e xingado em bar durante quarentena da Covid-19 não é verdadeiro. O homem que aparece no vídeo, na verdade, é Wagner Pires de Sá, ex-presidente do Cruzeiro. Na ocasião, ele foi hostilizado por torcedores após ser indiciado pela polícia por irregularidades na gestão do clube.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK