Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lei de abuso de autoridade, o fim da Lava Jato, será votada na quarta que vem #boato

Lei de abuso de autoridade, o fim da Lava Jato, será votada na quarta que vem #boato

Boato – Os senadores Randolfe Rodrigues, Cristovam Buarque e Reguffe alertam que o Senado votará na semana que vem a lei de abuso de autoridade, o fim da Lava Jato.

Nos últimos dias, um tipo de história falsa tem circulado com força na internet: o alerta que era real, mas ficou desatualizado. Já desmentimos por duas vezes (aqui e aqui) a informação que aponta que o ex-presidente Lula seria solto pelo STF “na semana que vem”. Agora, vamos falar novamente do poder Judiciário e Lava Jato.

De acordo com um vídeo que começou a viralizar na internet, o Senado vai votar “na quarta-feira que vem” um projeto que cria a lei de abuso de autoridade. Na filmagem, os Randolfe Rodrigues, Cristovam Buarque e Reguffe alertam que seria o fim da Lava Jato. Leia a mensagem, assista ao vídeo e leia trechos da transcrição dele:

Mensagem: LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE! NÃO VAI PASSAR! REPASSE URGENTE Agora vem ai um grande golpe na sociedade de bem. Vai ser votado na quarta feira o fim da lava jato.Moro, Dalagnoll e Mito pedem ajuda . Repassem muito esse video

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Na próxima quarta-feira, aqui no Senado, se processará um capítulo decisivo para o futuro da Operação Lava Jato e das investigações no Brasil. Na Comissão de Constituição e Justiça do Senado será votado o projeto de abuso de poder. Se for aprovado o substitutivo do senador Requião, estarão comprometidas as ações futuras da magistratura do Ministério Público e o próprio futuro de operações com a Lava Jato, que tem sido um marco no combate à corrupção neste país. […]

Portanto, se mobiliza. Vá as redes sociais, ocupe às ruas, venha ao Senado, pressione os senadores. Não vamos deixar que esse absurdo contra o combate à corrupção no país prospere nas casas do povo brasileiro. Contem conosco, nós contamos com vocês. Lei de abuso de autoridade não vai passar.

Lei de abuso de autoridade, o fim da Lava Jato, será votada na quarta que vem?

Não demorou muito para a história viralizar com força na internet. Mas será mesmo que essa tal lei de abuso de autoridade será votada na semana que vem? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quem assistiu ao vídeo pode perceber que as acusações são muito sérias e virariam notícia facilmente. E virou. Só que em abril de 2017. Isso mesmo, a filmagem dos senadores foi publicada na internet no dia 24 de abril daquele ano, na página da Rede Sustentabilidade, partido de Randolfe.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Uma delas é que Cristovam Buarque não é mais senador da República. Ele perdeu a votação em 2018 (Randolfe foi reeleito e Reguffe não participou das eleições porque havia sido eleito para um mandato de oito anos em 2014).

A segunda é que o projeto de autoria do ex-senador Roberto Requião  (que também não foi reeleito) passou na CCJ. Mas a pressão deu, de certa forma, certo. O trecho mais criticado do projeto foi suprimido. Depois disso, o projeto foi aprovado no Plenário e foi para a Câmara. No momento, está apensado a outro projeto, do ex-senador Demóstenes Torres.

A terceira é que, de 2017 para hoje, a Lava Jato não acabou. De lá para cá, dois ex-presidentes e tantos outros inúmeros políticos chegaram a ser presos em decorrências das investigações. A quarta (e uma ressalva) é que o presidente do Senado na legislatura atual, Davi Alcolumbre, chegou a falar em “reviver” outro projeto de lei de abuso de autoridade. De qualquer forma, não será na “quarta-feira que vem”.

Resumindo: a história que aponta que o Senado votará na semana que o projeto da lei de abuso de autoridade é falsa. O vídeo de Randolfe Rodrigues, Cristovam Buarque e Reguffe é real, mas é de abril de 2017. Neste caso, notícia velha é notícia falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.