Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > STF acabou de dar um salvo-conduto para Lula, que será solto em 04/04/2019 #boato

STF acabou de dar um salvo-conduto para Lula, que será solto em 04/04/2019 #boato

Boato – O Supremo Tribunal Federal (STF) acabou de dar um salvo-conduto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula será solto no dia 04/04/2019.

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa um ano no dia 7 de abril. E nesse período, não foram poucos os boatos que apontavam que ele “seria solto” (tanto vindo de admiradores como de opositores). A mais nova que circula online fala de um “salvo-conduto” dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com mensagens que começaram a circular no Facebook, o STF acabou de dar um salvo-conduto para o ex-presidente. Com isso, Lula seria solto até o dia 04/04/2019. Leia cinco versões da mensagem que circula por aí:

Versão 1: STF corrupto. Já deu salvo conduto para bandido do Lula. Vai formalizar e soltar dia 04/04. Versão 2: Salvo conduto para Lula Solto. Povo . Não vamos topar isto Versão 3: Oi amigos, o STF está querendo dar um salvo conduto para soltar o Lula. Não podemos deixar isso acontecer. #lulanacadeia #forastf Versão 4: SE FOR VERDADE, QUE AS FFAAS TOMEM O BRASIL JÁ! Versão 5: STF corrupto. Já deu salvo conduto para bandido do Lula. Vai formalizar e soltar dia 04/04*

STF acabou de dar um salvo-conduto para Lula, que será solto em 04/04/2019?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O que não faltou na internet foi gente indignada com a tal denúncia e até, em alguns casos, pedindo intervenção militar. Mas será mesmo que o STF deu esse salvo-conduto para Lula em 2019 e que o presidente pode ser solto “na semana que vem”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu um texto que apontava que o ministro Sérgio Moro havia acabado de ser escolhido como o 13º maior líder do mundo. Na realidade, tratava-se de uma publicação antiga (e desatualizada) da, hoje, deputada federal Joice Hasselmann. No caso do salvo-conduto do STF, o mesmo aconteceu.

Na realidade, o STF deu o tal “salvo-conduto” em março de 2018 (antes mesmo da prisão de Lula). Na época, o Supremo concedeu ao ex-presidente o direito de aguardar em liberdade o julgamento do habeas corpus pedido à época. Vale dizer quem, em 4 de abril de 2018, o STF indeferiu o pedido de habeas corpus, o salvo-conduto perdeu validade e Lula (como falamos antes) foi preso no dia 7 de abril.

Pois bem, antes do julgamento do habeas corpus acontecer, houve uma mobilização na internet. E Joice Hasselmann gravou um vídeo falando da situação de momento. Até aí, tudo bem. O grande problema é que o vídeo e as mensagens começaram a ser compartilhados como se fossem de 2019. Aí, já viu…

Resumindo: a história que aponta que o STF deu um salvo-conduto para Lula era real em 2018, mas em 2019 é falsa. Já a história que aponta que Lula vai ser solto em 04/04 era falsa em 2018 e parece que também será nesse ano. Sim, amigos, temos mais um caso de fake news compartilhada porque muita gente “se esqueceu” de conferir a data dos acontecimentos.

Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.