Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Coronel Koury alerta que Lula será solto pelo STF nos próximos dias, em 2019 #boato

Coronel Koury alerta que Lula será solto pelo STF nos próximos dias, em 2019 #boato

Boato – Em vídeo, Coronel Koury alerta que o ex-presidente Lula será solto nos próximos dias, em abril de 2019, graças a um salvo-conduto concedido pelo STF.

Se metade das pessoas que compartilharam um boato compartilhassem o desmentido, provavelmente, não estaríamos aqui escrevendo esse texto. Digo isso porque depois de desmentir a história de que o STF concedeu um salvo-conduto para Lula, surgiu um alerta de que o ex-presidente será solto nos próximos dias.

O alerta surgiu a partir de um vídeo do Coronel Koury, ex-coordenador de campanha de Bolsonaro em Pernambuco. No vídeo, Koury diz que o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu salvo-conduto para Lula e que o ex-presidente será solto nos próximos dias. O militar conta ainda que recebeu o alerta da jornalista Joice Hasselmann e convocou a população a protestar contra o STF. Na publicação, a mensagem diz “Urgente!!!!! Coronel Koury alertando!!! LULA ESTÁ SENDO SOLTO”. Leia a transcrição do vídeo e assista:

Bom dia, Brasil! Bom dia, meu querido Recife! Eu fui acordado pela deputada Joice Hasselmann. O momento é extremamente urgente e grave. O Supremo Tribunal Federal concedeu um salvo-conduto a Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula. Ele está sendo posto em liberdade. O STF em uma ação tresloucada, insana e completamente ao arrepio dos regramento congênito nesse país liberam um condenado pela justiça. O momento é urgentíssimo. Repliquem esse vídeo o máximo que vocês puderem. Não aceitaremos isso! Nós não aceitaremos. Antes que as Forças Armadas desse país tomem as atitudes necessárias, eu venho clamar a você: cole um pequeno vídeo aqui junto ao meu dizendo “STF vergonha nacional. Lugar de condenado é na cadeia!”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As Forças Armadas vão reagir ouça o que eu estou dizendo. E isso não seria bom para ninguém. É um absurdo o que estão fazendo. O momento urge e dia 04 de abril farei. Você que compareceu a todas as minhas carreatas, eu farei uma grande manifestação em frente da padaria Globo, no dia 4, dia em que o habeas corpus de Lula estiver sendo julgado, porém ele já recebeu um salvo-conduto e está sendo posto em liberdade. Nós não podemos aceitar isso. Ninguém está acima da lei, nenhum de nós está. E antes que as coisas piorem e os militares tomem uma atitude mais grave nós vamos reagir. É urgente o que estou falando. Farei um segundo vídeo junto com a deputada Joyce, Divulgue esse meu vídeo urgente para o Brasil e para Pernambuco inteiro. O momento é grave, muito grave.

Coronel Koury alertou que Lula será solto pelo STF nos próximos dias?

O alerta e o vídeo se espalharam na internet e mais manifestações contra o STF surgiram por aí. Mas será mesmo que Lula será solto pelo STF nos próximos dias? A resposta é não. Entenda os porquês.

De cara, a gente já achou a história um tanto quanto suspeita. Para além do sinal amarelo com a fake news sobre o salvo-conduto concedido pelo STF, o alerta é resultado de uma publicação antiga e desatualizada do Coronel Koury e da, hoje, deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).

Pois bem, o STF concedeu o salvo-conduto ao ex-presidente em março de 2018 (por acaso, antes mesmo de Lula ser preso), impedindo sua prisão até o julgamento do habeas corpus. No dia 04 de abril de 2018, o STF negou o habeas corpus e permitiu a prisão do petista. Com isso, o salvo-conduto perdeu a validade e três dias depois Lula foi preso.

Nesse meio tempo, manifestantes e grupos contrários ao petista se mobilizaram na internet. Aliás, a deputada Joice Hasselmann foi uma das responsáveis por dar início a essas mobilizações e, a partir daí, diversas pessoas se posicionaram. Uma delas foi o Coronel Koury que, na época, gravou um vídeo sobre o assunto. Isso mesmo, em 2018.

Já dá pra ver que estão compartilhando um vídeo antigo, mas mesmo assim resolvemos checar. Ao buscar sobre o assunto na página do Facebook do militar, não encontramos nenhuma publicação recente sobre “salvo-conduto” ou “Lula sendo solto pelo STF”.

Resumindo: o alerta de que Lula será solto pelo STF nos próximos dias não faz o menor sentido em 2019. A história é fruto de um vídeo antigo e de um boato que evoluiu. Ou seja, tudo balela. Vale frisar que o Coronel Koury, neste caso, não tem nada com isso. Só estão usando um vídeo dele por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.