João Pedro Stédile diz que MST vai incendiar o Brasil para derrubar Bolsonaro #boato

Boato – João Pedro Stédile, do MTS, disse a seguinte frase: “Eu e meus companheiros do MST, estamos dispostos a incendiar o Brasil para derrubar BOLSONARO “.

Em termos de debate político, a questão das queimadas no Pantanal é uma das que mais estão chamando atenção na internet. A prova disso está na quantidade de fake news sobre o assunto que estão circulando online. A última delas aponta que o líder do MST, João Pedro Stédile, deu uma declaração “daquelas”.

De acordo com uma imagem que está viralizando no WhatsApp, João Pedro Stédile teria dito a seguinte frase: “Eu e meus companheiros do MST, estamos dispostos a incendiar o Brasil para derrubar BOLSONARO “. A mensagem foi acompanhada por diversos comentários. Leia algumas da mensagens que estão circulando online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: SÃO TODOS CRIMINOSOS ESSES DO PT João Pedro Stedile – Coordenação Nacional do MST: “Eu e meus companheiros do MST, estamos dispostos a incendiar o Brasil para derrubar BOLSONARO “. Versão 2: class=”red” João Pedro Stedile – Coordenação Nacional do MST: “Eu e meus companheiros do MST, estamos dispostos a incendiar o Brasil para derrubar BOLSONARO “. Versão 2: AMALDIÇOADOS, VOCÊS VÃO MORRER PIOR QUE OS ANIMAIS E FLORESTA QUE VOCÊS MATARAM, ASSASSINOS!! QUERO JUSTIÇA DIVINA, PORQUE DO BRASIL SÓ TEM MINISTROS BANDIDOS DO STF.

João Pedro Stédile disse que MST vai incendiar o Brasil para derrubar Bolsonaro?

Muita gente compartilhou a imagem de João Pedro Stédile dando o tal recado e, como vocês viram, muita gente comentou a informação “com todo carinho” por aí. Porém, não é verdade que ele tenha dado tal declaração.

Para começar, as mensagens que estão circulando online têm algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar nenhuma fonte confiável que comprovem a tal informação.

Para além disso, a mensagem se baseia em uma informação sem comprovação: a de que o MST seria os responsáveis pelos incêndios no Pantanal. Não há qualquer comprovação que integrantes do Movimento dos Sem-Terra sejam os responsáveis pelas queimadas (não adianta dizer que vídeo de pessoa denunciando sem provas que o MST está colocando fogo na mata sem mostrar nada é prova).

Há ainda, o fator “histórico”. Recentemente, boatos relacionados às queimadas têm sido comuns. Só com ao tema “fulano é o responsável”, já desmentimos fakes falando que o ICMBio e o Ibama estariam “tocando fogo na mata”. Vale dizer que frase muito parecida já foi atribuída falsamente ao “filho de Lula” lá em 2016.

Após todo esse briefing, resolvemos procurar pela tal fala atribuída a João Pedro Stédile em fontes confiáveis. Como era de se imaginar, não achamos nenhuma entrevista em que ele tenha dado qualquer declaração similar à que está circulando. Nas redes sociais dele também não há nenhuma postagem.

Mais uma busca e encontramos, inclusive, um desmentido da Agência Lupa. À agência de checagem, o próprio MST negou que qualquer dirigente tenha dado qualquer declaração sobre colocar fogo para derrubar Bolsonaro. Ou seja: além de não encontrarmos a informação em lugar algum, encontramos desmentidos.

Resumindo: a história que aponta que João Pedro Stédile do MST falou que está disposto a incendiar o Brasil para derrubar Bolsonaro é falsa. A história “brotou do nada”, a frase é muito parecida com uma já desmentida pelo Boatos.org e o próprio MST negou qualquer informação sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet