Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ibama coloca fogo na mata para culpar o governo Bolsonaro, mostra vídeo #boato

Ibama coloca fogo na mata para culpar o governo Bolsonaro, mostra vídeo #boato

Ibama coloca fogo na mata para culpar o governo Bolsonaro, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra funcionários do Ibama colocando fogo em mata próxima a aldeia indígena no Maranhão para culpar o governo de Bolsonaro.

No último ano, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem sofrido diversos ataques durante a realização de seus trabalhos. Para quem não lembra, em abril de 2020, Salles demitiu o diretor de Proteção Ambiental do órgão, após o Ibama realizar uma operação contra garimpos ilegais. Em 2019, Salles também teria afirmado que a “mentalidade sindicalista” teria “acabado com o Brasil” ao ser questionado sobre a situação do Ibama.

E parece que não será hoje que o órgão ambiental deixará de ser atacado. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, um vídeo mostraria funcionários do Ibama colocando, propositalmente, fogo em uma mata. Segundo a “denúncia”, a ação teria ocorrido para incriminar o presidente Jair Bolsonaro. Confira:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: “Nós estamos aqui, entre Sítio Novo e Montes Altos, no Maranhão. Olha a surpresa nossa. Adivinha quem está tocando fogo na paisagem aqui, ó. Fogo aqui do lado, fogo do outro. Olha aí, ó. Agora, presta atenção, será que é para poder derrubar o governo Bolsonaro? Eu não acredito, eu não duvido de nada. Olha aí, o tamanho desse fogo aí, ó. E é na aldeia dos índios. Agora, saca só quem tá tocando fogo: o Ibama. Olha só aqui, ó. Olha aí, o Ibama tocando fogo. Olha aí, ó. Senhores, o próprio Ibama aí, ó. Tá ligado senhores?”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: “O IBAMA COLOCANDO FOGO NO MATO SECO”. Versão 3: “PUBLICADO PARA QUE SE APURE, PROVÁVEIS MEMBROS DO IBAMA COLOCANDO FOGO NA MATA. GRAVÍSSIMO”. Versão 4: “FOGO ASSASSINO. Carro do IBAMA é flagrado colocando fogo em área indígena… no Maranhão. pra acusar o presidente?”.

Ibama colocou fogo na mata para culpar o governo Bolsonaro?

Bem, as imagens viralizaram nas redes sociais e causaram bastante indignação entre muitos brasileiros. Mas será que essa história de que funcionários do Ibama estariam colocando fogo em uma mata para culpar o presidente Jair Bolsonaro é real? De maneira alguma!

Vamos aos fatos! Para começo de história, a publicação apresenta as principais características de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis. Além das características, o homem que grava o vídeo faz acusações sérias. Entretanto, não apresenta nenhuma prova que possa embasar suas afirmações levianas.

Ao procurar por notícias sobre “grandes incêndios” na região citada no vídeo, os municípios de Sítio Novo e Montes Altos, no Maranhão, não encontramos nada. Isso já ajuda a eliminar parte da tese que diz que o Ibama estaria causando grandes incêndios para culpar o governo Bolsonaro.

Mas então, o que explica a atividade mostrada no vídeo? Bem, após analisarmos as características do incêndio, levando em consideração a época do ano (período que antecede os meses de seca intensa), descobrimos que a ação é o chamado “manejo do fogo”.

Essa atividade é realizada para prevenir as grandes queimadas ocorridas nos períodos de seca intensa. O manejo do fogo, também chamado de queima prescrita, é feito em períodos e locais específicos. A ação visa consumir o material combustível acumulado e, com isso, prevenir a ocorrência de grandes incêndios, mais difíceis de se controlar.

E tudo isso é amparado por lei. A Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo foi publicada em dezembro de 2018 e prevê a possibilidade de manejo do fogo para reduzir o número de incêndios. Ao procurar por mais informações, descobrimos, inclusive, um edital do Ibama que trata sobre a contratação de brigadistas para a realização desse tipo de trabalho.

Em resumo: a história que diz que o Ibama estaria colocando fogo em uma mata para culpar o governo Bolsonaro é falsa! A ação que o homem registrou, na verdade, é um manejo do fogo. A atividade é feita para eliminar o material combustível que podem causar incêndios. O objetivo é diminuir o número de grandes incêndios. A ação, inclusive, é uma política de Estado prevista em lei. Não tem nada de incriminar o governo Bolsonaro. Ou seja, a história não passa de balela! Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO

 

Assista também: 7 fake news sobre sabotagens contra Bolsonaro