Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > João Doria fechou o Ceasa (Ceagesp), em São Paulo #boato

João Doria fechou o Ceasa (Ceagesp), em São Paulo #boato

João Doria fechou o Ceasa (Ceagesp), em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo João Doria mandou fechar o Ceasa (Ceagesp). Revoltados, caminhoneiros jogaram comida fora.

O ano é 2021, mas os boatos de 2020 ainda ecoam na internet. A prova disso está na história de hoje, que circulou no início da pandemia da Covid-19 e foi “repaginada” em 2020 para atacar o governador João Doria.

Um vídeo narrado por um sujeito exaltado mostra caminhoneiros jogando alimentos fora. Junto ao vídeo, no qual o homem acusa nominalmente o governador João Doria de fechar o Ceasa (Ceagesp), há a seguinte mensagem: “Governador de São Paulo João Dória fecha o CEASA”. Leia a transcrição do vídeo (que não iremos colocar aqui):

Olha aí o que o João Doria fez. Dá uma olhada aí. Tá considerado já o maior crime que um governador cometeu no mundo. Mandou fechar o Ceasa, os caminhoneiro revoltado, tão jogando nas marginais no meio da rua toda a produção. Olha só. Olha isso. Parabéns João Doria. Parabéns João Doria. Cadê o Ministério Público para criminalizar esse governador irresponsável. Veja isso. Isso é uma crime na humanidade. Isso é um crime. Cadê as autoridades pra prender o João Doria. Nós queremos a cabeça desse maldito governador. O pior governador que São Paulo já teve. Olha aí.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Compartilhe esse vídeo e você que tá aí em casa. Saia, saia pra rua. Segunda-feira, todos os comerciantes volte a trabalhar senão esse país vai quebrar. Já está sendo considerado o maior crime que um governador cometeu no mundo. Olha o tanto de alimento jogado fora. E os caminhoneiros… tá estragando aqui no caminhão. Governador João Doria fechou o Ceasa. Aí, ó.Olha o que tá acontecendo no Brasil, aí ó brasileiro. Parabéns brasileiro. Fica em casa. Vai faltar comida na sua casa miserável.

João Doria fechou o Ceasa (Ceagesp) e caminhoneiros jogaram comida fora?

As imagens circularam com muita força por aí e geraram comentários pesados contra o governador de São Paulo. Porém, não é verdade que João Doria mandou fechar o Ceasa (Ceagesp) e, muito menos, o vídeo dos caminhoneiros em questão tem a ver com Ceasa fechado.

Como falamos lá no início do texto, essa história que está circulando é uma nova versão de um boato já desmentido aqui. Na época, explicamos que o vídeo em questão nada tinha a ver com fechamento do Ceasa. Ele era relacionado a uma inundação que causou prejuízo de R$ 20 milhões Ceagesp. Relembre o que escrevemos:

A mensagem, por si só, já nos deixa desconfiados. Ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Para além disso, esse tipo de boato (vídeo mostra que a quarentena está prejudicando o Brasil) tem sido uma constante em termos de fake news. Agora há pouco, por exemplo, desmentimos uma história que falava que supermercados em São Vicente (SP) estariam sendo saqueados por causa da quarentena.

Assim como no caso citado, temos um vídeo tirado do seu contexto original. Descobrimos isso ao pesquisar mais a respeito da origem das imagens dos alimentos sendo jogados fora. Na realidade, elas são do início deste ano, mais exatamente do mês de fevereiro.

Na ocasião, uma chuva forte atingiu a região da Ceagesp. A inundação fez com que alimentos fossem contaminados. Em meio a boatos de que os alimentos seriam “reaproveitados”, vídeos mostravam frutas, legumes e verduras sendo jogados fora. Assista:

Deu para ver que o vídeo nada tem a ver com ordem de fechar o Ceasa por parte de Doria. Mas e aí? O governador mandou “fechar o local”? Essa é outra balela que está circulando na internet. Como mostram as redes sociais do Ceagesp, o local está funcionando normalmente.

Resumindo: a história que aponta que João Doria mandou fechar o Ceasa e, ainda por cima, caminheiros jogaram alimentos fora por causa disso é falsa. Trata-se apenas de mais um boato contra o isolamento e contra João Doria que circulam na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy