Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ceagesp (Ceasa de São Paulo) joga alimentos fora por causa da quarentena, mostra vídeo #boato

Ceagesp (Ceasa de São Paulo) joga alimentos fora por causa da quarentena, mostra vídeo #boato

Ceagesp (Ceasa de São Paulo) joga alimentos fora por causa da quarentena, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra caminhoneiros jogando frutas, legumes e verduras fora porque a Ceagesp (Ceasa de São Paulo) está fechada durante a quarentena do novo coronavírus.

Desde que alguns governadores, como João Doria, Wilson Witzel e Ronaldo Caiado, se posicionaram publicamente contra o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em relação ao isolamento social como medida para combater o novo coronavírus, ataque sistemáticos estão ocorrendo na internet contra eles e contra a quarentena. A mais nova história fala da Ceagesp (Ceasa de São Paulo).

De acordo com mensagens que acompanham um vídeo de frutas, legumes e verduras sendo jogadas fora por caminhoneiros, Doria está sendo responsável por transformar São Paulo em uma “Venezuela” por determinar o isolamento social no estado e fechamento da distribuição de alimentos. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Ceagesp fechada Camioneiros jogam a mercadoria na rua Comecou Vamos reagir antes que tarde demais Liberacao do que necessario para dar continuidade as nossas vidas Preservar a quarentena dos grupos de risco Instrucoes sanitarias as empresas ebas pessoas Campamhas pelos cuidados Parar o pais e morrer com ele!!!

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: Abramos os olhos enquanto há tempo: CEASA em SP, está do jeito que Doria e Globo querem. Em duas semanas seremos uma Venezuela Versão 3: CEASA de São Paulo. Mais 2 semana o país parado vai virar uma nova Venezuela. Tem político e a mídia adorando Isso. Versão 4: CEAGESP fechado, caminhoneiros jogam cargas na rua. Está tudo sob controle. O Dória está morto..rs

Caminhoneiros da Ceagesp (Ceasa de São Paulo) jogam alimentos fora por causa da quarentena?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e deixou os mais exaltados revoltados com o isolamento social em São Paulo. Mas será mesmo que caminhoneiros da Ceagesp (Ceasa de São Paulo) estão jogando alimentos fora por causa da quarentena do novo coronavírus? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já nos deixa desconfiados. Ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Para além disso, esse tipo de boato (vídeo mostra que a quarentena está prejudicando o Brasil) tem sido uma constante em termos de fake news. Agora há pouco, por exemplo, desmentimos uma história que falava que supermercados em São Vicente (SP) estariam sendo saqueados por causa da quarentena.

Assim como no caso citado, temos um vídeo tirado do seu contexto original. Descobrimos isso ao pesquisar mais a respeito da origem das imagens dos alimentos sendo jogados fora. Na realidade, elas são do início deste ano, mais exatamente do mês de fevereiro.

Na ocasião, uma chuva forte atingiu a região da Ceagesp. A inundação fez com que alimentos fossem contaminados. Em meio a boatos de que os alimentos seriam “reaproveitados”, vídeos mostravam frutas, legumes e verduras sendo jogados fora. Assista:

Já vimos que o vídeo em questão não tem relação com a quarentena do novo coronavírus. Mas será que existe algum movimento do tipo na Ceagesp (Ceasa de São Paulo)? Também não. De acordo com o site oficial, a companhia está funcionando em ritmo reduzido e tomando todas as precauções em relação à higiene. Ou seja: a Ceagesp não está “de quarentena”.

Resumindo: a história que aponta que a Ceagesp (Ceasa de São Paulo) está jogando alimentos fora por causa da quarentena do novo coronavírus é falsa. Trata-se de mais um boato relacionado ao assunto que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2pzfTk6