Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > João Carlos de Medeiros Ferraz é contratado pela Petrobras #boato

João Carlos de Medeiros Ferraz é contratado pela Petrobras #boato

João Carlos de Medeiros Ferraz foi contratado pela Petrobras, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – João Carlos de Medeiros Ferraz, ex-presidente da Sete Brasil e condenado na Lava Jato, foi contratado novamente pela Petrobras.

O que não faltou nestes primeiros dias de governo foram mensagens falsas relacionadas a supostas decisões de Lula. A última aponta para uma “velha novidade” na Petrobras.

Mensagens em redes sociais apontam para uma suposta notícia sobre a contratação de João Carlos de Medeiros Ferraz para o cargo de gerente de Financiamento de Projetos da Petrobras. Detalhe: ele foi o ex-presidente da Sete Brasil e foi condenado na Lava Jato. Leia a mensagem que circula online:

“O LADRÃO SEMPRE VOLTA AO LOCAL DO CRIME ” ! “Ex-Executivo da Petrobras volta à empresa* João Carlos de Medeiros Ferraz, ex-presidente da Sete Brasil, foi convidado para encabeçar a reestruturação da área financeiras da Petrobras, com a recriação da gerência de Financiamento de Projetos (FINPROJ). “Estou muito entusiasmado de voltar à Petrobras. Reunirei o meu antigo time de _Project Finance._” (Ele devolveu USD 150 milhões na delação…)

João Carlos de Medeiros Ferraz foi contratado pela Petrobras?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história se espalhou com força entre perfis de pessoas que não gostam do governo atual. Porém, é falsa a informação que aponta que João Carlos de Medeiros Ferraz foi contratado pela Petrobras.

A mensagem, o histórico e uma busca pelo assunto já revelam a farsa. Assim como uma “boa” fake news, a história tem características como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, não é de hoje que circulam fake news do tipo. Já desmentimos que o governo está com nomes como Alexandre Frota, João Pedro Stédile e Érika Hilton.

Ao buscar sobre o assunto, como era de se esperar, nada encontramos a respeito do assunto. Não há qualquer anúncio de que a Petrobras tenha fechado a contratação de João Carlos de Medeiros Ferraz.

No organograma da empresa, não há sequer a tal gerência de Financiamento de Projetos. Muito menos há o nome citado entre os gerentes ou outros cargos de gestão. O mesmo é dito sobre a diretoria.

A informação foi desmentida no Twitter pelo próprio presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele escreveu o seguinte: “A informação de que um certo João Carlos Medeiros Ferraz estaria convidado para reassumir funções na Petrobras é FALSA. Não acredite em boatos!”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Petrobras contratou o ex-presidente da Sete Brasil João Carlos Medeiros Ferraz para uma gerência. Trata-se de uma fake news que brotou na internet e não se sustenta.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso