Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jantar de Lula com presidentes da América do Sul foi cancelado por falta de quórum #boato

Jantar de Lula com presidentes da América do Sul foi cancelado por falta de quórum #boato

Jantar de Lula com presidentes da América do Sul foi cancelado por falta de quórum, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Após Lula declarar apoio à Maduro, representantes da América do Sul decidem não ir ao jantar oferecido pelo presidente brasileiro.

O encontro entre 11 presidentes de países da América do Sul em Brasília, no Brasil, deu o que falar e ainda segue repercutindo. A cúpula regional começou no dia 30 de maio de 2023 e reuniu os representantes da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Venezuela, Chile, Equador, Paraguai, Suriname, Uruguai e Peru, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento foi organizado com o objetivo de retomar o diálogo regional com os países vizinhos. Além disso, Lula também busca construir uma agenda de cooperação entre os países nas mais diversas áreas, como saúde e infraestrutura, e discutir a criação de um novo organismo de integração sul-americano, substituindo o Unasul.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que as coisas não saíram como o esperado. Segundo a publicação, um jantar oferecido por Lula e Janja para os presidentes da América do Sul teria sido cancelado por falta de quórum. Ainda segundo a publicação, fontes diplomáticas teriam comentado que os representantes deixaram de comparecer ao jantar como forma de protesto.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

De acordo com a história, o protesto seria um apoio aos presidentes do Uruguai e do Chile que teriam demonstrado incômodo e aversão às declarações positivas de Lula em relação à Venezuela e ao presidente Nicolás Maduro. Segundo a publicação, os presidentes teriam se sentido usados por Lula. Confira:

“O jantar que seria oferecido por Lula e Janja aos presidentes sul-americanos, após a reunião no Itamaraty, não aconteceu. Foi discretamente cancelado por “falta de quórum”. A maioria dos convidados preferiu voltar aos seus países assim que o evento terminou, todos alegando “compromissos de última hora”. Em “off” fontes diplomáticas comentam que foi um “protesto” em apoio aos presidentes do Uruguai e Chile que manifestaram repúdio às declarações de Lula em apoio à Venezuela e a Maduro. Eles se sentiram parte de uma “armadilha” engendrada por Lula para parecer que toda a América do Sul estava apoiando a ditadura venezuelana”.

Jantar de Lula com presidentes da América do Sul foi cancelado por falta de quórum?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e tem alimentado teorias na internet. Apesar disso, a história não é real. A explicação está na falta de provas e nas declarações dos próprios presidentes.

A mensagem de hoje apresenta caráter vago, extremamente alarmista e não cita fontes confiáveis. Como já explicamos por aqui, essas são características recorrentes de fake news na internet. Além disso, não existe qualquer notícia sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Se a história fosse realmente verdadeira, com certeza seria um escândalo internacional e as notícias estariam se multiplicando.

O encontro entre os líderes da América do Sul deu o que falar não só no mundo real, mas também no mundo das fake news. Desde que o evento começou, dezenas de histórias falsas sobre o assunto começaram a ser compartilhadas nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que o presidente Lula iria confiscar as poupanças para financiar os países da América do Sul e também a que apontava que o Brasil iria pagar o empréstimo do banco do Brics para a Argentina.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto nas redes sociais, nada encontramos sobre o cancelamento do jantar entre os presidentes da América do Sul. Muito pelo contrário. Na verdade, encontramos postagens do chef João Diamante contratado para realizar o jantar falando sobre o evento. Em uma entrevista à Folha de São Paulo, ele afirmou que foi elogiado por Lula e que o nervosismo até  o fez esquecer de pedir uma foto com o presidente do Brasil. Em sua página pessoal no Twitter, o chef ainda compartilhou o menu do jantar, com a data (dia 30 de maio de 2023). E como é possível ver, o jantar ocorreu.

Resolvemos, então, procurar por mais informações e descobrimos que, de fato, um jantar programado para o dia 29 de maio de 2023 foi cancelado. O jantar em questão iria ocorrer na casa do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e iria reunir o presidente da Venezuela Nicolás Maduro, líderes petistas e ministros. Porém, a situação não teve nada a ver com boicote ou protesto. Na realidade, o jantar foi cancelado por causa da morte da sogra de Kakay.

Em resumo: a história que diz que o jantar organizado por Lula aos presidentes da América do Sul foi cancelado por falta de quórum é falsa! O jantar entre os representantes da América do Sul aconteceu no dia 30 de maio de 2023. O chef responsável chegou a publicar, inclusive, o menu do evento em suas redes sociais e rasgou elogios à organização. Ao procurar pelo assunto, descobrimos que um jantar que seria oferecido ao presidente da Venezuela Nicolás Maduro, aos líderes petistas e ministros foi cancelado um dia antes, no dia 29 de maio de 2023. O jantar seria realizado na casa do advogado Kakay. Mas o evento não tinha nada a ver com o jantar para todos os presidentes que participaram da cúpula. Além disso, o jantar do dia 29 de maio de 2023 foi cancelado por conta da morte da sogra de Kakay (e não por protestos ou boicotes).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: