Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula vai confiscar poupança para financiar países da América do Sul #boato

Lula vai confiscar poupança para financiar países da América do Sul #boato

Lula vai confiscar poupança para financiar países da América do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente Lula quer confiscar a poupança dos brasileiros para construir um fundo para financiar países da América do Sul.

O encontro entre países da América do Sul tem gerado diversas polêmicas relacionadas a questões ideológicas. Muitas das pessoas que estão reclamando das declarações recentes de Lula estão compartilhando uma mensagem que apontaria que ele iria confiscar a poupança em prol de “países amigos”.

Uma fala do presidente brasileiro com a seguinte frase “colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento” está circulando junto com mensagens que apontam que ele estaria sugerindo o confisco da poupança dos brasileiros para entregar a países da América do Sul.

Uma das legendas que circulam em um vídeo diz “Ele está sugerindo confisco de poupança para financiar ditaduras?”. Leia algumas das mensagens que estão acompanhando o vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Atenção quem têm dinheiro na poupança. Lula sugere colocar as POUPANÇAS regionais (países) a serviço do “desenvolvimento econômico e social”.  É o CONFISCO Democrático? Imagina só ter sua poupança utilizada ou confiscada para financiar ditaduras! Pelo andar da carruagem, não duvido nada.

Versão 2: URGENTE: Lula acaba de sugerir colocar as poupanças nacionais a serviço dos países da américa do sul. PRA QUEM ACHOU QUE ERA FAKE NEWS. COMPREM DOLAR! Versão 3: Confisco da poupança dos brasileiros GRAVÍSSIMO! 🚨 Lula acaba de sugerir colocar as poupanças nacionais a serviço dos países da América latina… atividades galera!!!

Versão 4: LULA além de botar, irá também passar a mão na sua poupança! Ele está sugerindo confisco de poupança para financiar ditaduras? Versão 5: E AGORA A DE HJ… ELE (LULIS) QUER CONFISCAR POUPANÇA… MSM LINHA QUE FEZ A PALHAÇADA DO COLLOR

Versão 6: Lula fez um pronunciamento e sugeriu colocar o dinheiro do povo que está na caderneta de poupança a serviço do Banco Nacional de Desenvolvimento para que ele possa emprestar mais dinheiro aos países comunistas

Lula vai confiscar poupança para financiar países da América do Sul?

As imagens viralizaram em diversas redes sociais e em grupos de pessoas que não nutrem simpatia por Lula no WhatsApp. Porém, o que há é uma interpretação errada da fala do presidente brasileiro. Em nenhum momento, ele se refere a “confisco de contas de poupança de brasileiros”.

Não é a primeira vez que fake news sobre “confisco de poupança” circula na internet. Desde quando o Boatos.org surgiu, em 2013, já desmentimos fake news sobre o assunto citando Dilma (diversas vezes), Temer e candidatos de esquerda (como o próprio Lula). Ao analisar o contexto da fala, podemos perceber que a fala de Lula nada tem a ver com confisco de contas de brasileiros.

Conforme o próprio tuíte do presidente apontou, a iniciativa seria buscar fundos de bancos de desenvolvimento (como o BNDES) para fomentar o desenvolvimento regional e não só de um país. Essa seria a “poupança”. Seria um fundo para acelerar o desenvolvimento econômico de países da região. Notícias sobre o assunto, em nenhum momento, apontam que o dinheiro será das contas de poupança da população.

É importante citar que o “confisco de poupança das populações” não constam em nenhuma das propostas de Lula que também incluem a criação de uma moeda única para transações comerciais entre os países (não confundir com unificação da moeda que está em circulação) e a instituição de parceiras em diversas áreas.

Resumindo: é falso que Lula sugeriu o confisco das contas de poupança dos brasileiros para a criação de um fundo para financiar países da América do Sul. Mensagens interpretam de forma errada a fala do presidente brasileiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm