Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Janja diz “a pessoa que não respeita a si mesmo, não consegue respeitar nem a si próprio” em entrevista no Fantástico #boato

Janja diz “a pessoa que não respeita a si mesmo, não consegue respeitar nem a si próprio” em entrevista no Fantástico #boato

Janja diz a pessoa que não respeita a si mesmo, não consegue respeitar nem a si próprio em entrevista no Fantástico, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em entrevista para o Fantástico, Rosângela da Silva (a Janja), esposa do presidente eleito Lula, disse “a pessoa que não respeita a si mesmo, não consegue respeitar nem a si próprio”

Rosângela da Silva, socióloga e esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, tem dado o que falar no processo de transição de governo. Bastante atuante na campanha de eleição de Lula, Janja agora participa da equipe de transição de governo.

Ela não só tem auxiliado com ideias em alguns grupos técnicos, como o de Direitos Humanos, mas também é a responsável por comandar o grupo que vai organizar a cerimônia de posse de Lula.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Janja teria dito uma frase, no mínimo, esquisita durante sua participação no programa Fantástico, na Globo. Segundo a publicação, Janja teria afirmado que “a pessoa que não respeita a si mesmo, não consegue respeitar nem a si próprio” em sua entrevista para o Fantástico. Ainda segundo a história, Janja teria “Dilmado”, uma alusão a frases controversas da ex-presidente Dilma Rousseff.

Janja diz “a pessoa que não respeita a si mesmo, não consegue respeitar nem a si próprio” em entrevista no Fantástico?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e virou piada entre os haters do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar disso, a história não tem um pingo de verdade. A explicação está na própria entrevista de Janja para o Fantástico.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostas frases ditas por políticos não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Dilma teria dito que se a segunda dose da vacina é a que garante a imunização, então deveria dar a segunda dose primeiro. Também a que indicava que Dilma Rousseff teria defendido a volta às aulas na pandemia desde que houvesse rodízio entre alunos e professores e, por fim, a que apontava que Dilma Rousseff teria afirmado que ser mulher não é ser homem e ser mãe não é ser pai.

Para solucionar o caso, resolvemos procurar pela entrevista concedida ao Fantástico e pela sua transcrição. Ao buscar pela frase em questão, não encontramos nada. Não existe nenhuma frase parecida dita por Janja na entrevista ao Fantástico. Ela não fez qualquer menção à frase “filosófica”.

Em resumo: a história que diz que Janja teria dito que “a pessoa que não respeita a si mesmo, não consegue respeitar nem a si próprio” é falsa! Não existe nada parecido dito por Janja em sua entrevista ao Fantástico. A frase simplesmente não existe e, muito provavelmente, foi inventada por alguém que não tinha muita coisa para fazer. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: