Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma diz que escolas já podem voltar às aulas e defende rodízio entre alunos e professores #boato

Dilma diz que escolas já podem voltar às aulas e defende rodízio entre alunos e professores #boato

Dilma diz que escolas já podem voltar às aulas e defende rodízio entre alunos e professores, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ex-presidente Dilma Rousseff disse que as escolas já podem voltar às aulas desde que se faça um rodízio entre alunos e professores.

Mesmo com o Brasil ainda não chegando ao pico da pandemia da Covid-19, alguns setores da economia já estão começando a reabrir em alguns locais. Não é o caso das escolas, que devem (junto com o setor cultural) ser o último a abrir. Porém, uma mensagem que circula online fala sobre uma sugestão para que as aulas voltem.

De acordo com os textos, a ex-presidente Dilma Rousseff teria declarado que defende a volta das escolas. Ela disse que a solução seria fazer um “rodízio” entre alunos e professores. Leia algumas das versões que circulam online:

Versão 1: ACHO QUE AS ESCOLAS JÁ PODEM VOLTAR ÀS AULAS, MAS NO SISTEMA DE RODÍZIO. UM DIA VÃO OS ALUNOS E NO OUTRO OS PROFESSORES (DILMA) Versão 2: Dilma disse que escolas devem voltar a funcionar. Com rodízio: um dia vão os professores, no outro alunos, no outro merendeiras.

Dilma disse que escolas já podem voltar às aulas e defende rodízio entre alunos e professores?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

É claro que a mensagem circulou muito na internet, principalmente, entre pessoas que não nutrem simpatia à ex-presidente. Mas será mesmo que Dilma deu a tal sugestão de reabrir as escolas com um “rodízio entre alunos e professores”? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos chamou muita atenção. Além de ter características de boatos online (como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis que endossem a história), a história não é lá muito verossímil (assim como tantas outras frases atribuídas a Dilma como a que fala das mulheres não serem homens ou manchas no “mar de MG”).

Com base nisso, resolvemos fazer uma busca pela tal fala nas redes sociais de Dilma ou de sites que pudessem corroborar com a informação. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito da informação (só os textos anônimos em redes sociais).

Resumindo: sei que é chato desmentir esse tipo de informação (mas, para alguns é preciso desenhar), mas o fato é que Dilma não sugeriu a volta das aulas e, muito menos, que se faça um “rodízio” entre alunos e professores.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp