Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma Rousseff faz comentário sobre segunda dose da vacina e comete gafe #boato

Dilma Rousseff faz comentário sobre segunda dose da vacina e comete gafe #boato

Dilma Rousseff faz comentário sobre segunda dose da vacina e comete gafe, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ex-presidente Dilma Rousseff deu a seguinte declaração: “Se a segunda dose da vacina é a que garante a imunização, então deveriam dar a segunda dose primeiro”.

Apesar de já não ser presidente do Brasil desde 2016, o nome da presidente Dilma ainda segue em alguns boatos compartilhados, por assim dizer, por quem não nutre simpatia por sua corrente política. A última das histórias que circula online aponta para uma suposta gafe relacionada à vacinação.

De acordo com mensagens que circulam online, Dilma teria dado a seguinte declaração sobre a vacinação contra a Covid-19: “Se a segunda dose da vacina é a que garante a imunização, então deveriam dar a segunda dose primeiro”. Ou seja: ela teria cometido uma grande gafe (não precisamos explicar o porquê).

Confira o desmentido no vídeo:

Dilma Rousseff faz comentário sobre segunda dose da vacina e comete gafe?

A mensagem se espalhou em muitos grupos bolsonaristas e, claro, está servindo para reforçar uma tese recorrente na direita brasileira de que Dilma teria “pouca inteligência”. Porém e assim como em outros casos, a frase atribuída a ex-presidente é falsa.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem que está pululando em redes sociais tem características intrínsecas a fake news como, por exemplo, ser vaga (não diz, por exemplo, a ocasião em que ela teria dito isso), alarmista, com erros de grafia (em alguns casos, até no nome da ex-presidente) e sem citar nenhuma fonte confiável que comprove a informação em questão.

Além disso, não é a primeira vez que frases estranhas são atribuídas a Dilma. Já desmentimos, por exemplo, boatos sobre frases relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, sobre volta às aulas na pandemia e sobre “mancha no mar de Minas Gerais”.

Assim como nos casos citados, nada encontramos sobre a tal frase ao buscar em fontes confiáveis. A tal declaração não consta em nenhum perfil oficial de Dilma ou mesmo em alguma fonte da imprensa. Ou seja: a história foi tirada, literalmente, do nada.

Resumindo: não é verdade que Dilma disse “se a segunda dose da vacina é a que garante a imunização, então deveriam dar a segunda dose primeiro”. Além de não existir relatos em fontes oficiais sobre a tal gafe, trata-se de um tipo de boato recorrente com a ex-presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso