Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Idosa em SC teve título de eleitor cancelado pelo TSE sem motivo #boato

Idosa em SC teve título de eleitor cancelado pelo TSE sem motivo #boato

Idosa em SC teve título de eleitor cancelado pelo TSE sem motivo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra idosa que teve título de eleitor cancelado pelo TSE, sem nenhum motivo aparente, tentando regularizar documento.

Ao que tudo indica, as fake news sobre as eleições brasileiras vão começar cedo. Ainda que a votação para a Presidência da República aconteça somente em outubro de 2022, as histórias falsas sobre o pleito já estão pipocando nas redes sociais.

E se durante as eleições de 2018 e de 2020, as informações falsas versavam, basicamente, sobre as urnas eletrônicas, dessa vez a situação tem sido diferente. Nas últimas semanas, temos visto diversos ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fake news sobre o título de eleitor.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, uma idosa teria tido seu título de eleitor cancelado pelo TSE sem nenhum motivo aparente. Segundo o vídeo que acompanha a história, a idosa teria descoberto o cancelamento em um cartório eleitoral, enquanto sua filha gravava a cena e exigia que o título fosse regularizado. Ainda segundo a mulher que gravava a ação, a irmã da idosa é mais velha do que ela e estava na “mesma situação”, mas não teve o título cancelado. De acordo com a mulher, a idosa vai votar em 2022 e afirma que o Brasil “ainda está em uma democracia, ainda”. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Títulos de idosos, que votam são cancelados sem nenhum motivo. Jair Bolsonaro pata 2022!”. Versão 2: “Título de idosa que votou na eleição para prefeito em 2020 cancelado. Funcionário cartório eleitoral não consegue explicar. Idosos acima de  60 anos consultem sua situação eleitoral pelo site do TSE, http://tre-pr.jus.br ou diretamente no cartório eleitoral…..”.

Idosa em SC teve título de eleitor cancelado pelo TSE sem motivo?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente revoltada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta das informações ocultadas no vídeo.

Não é novidade para ninguém que as eleições são um evento importante e que, constantemente, são alvos de desinformação. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias falsas sobre o assunto, como a que dizia que o TSE estaria cancelando o título de eleitor de idosos com mais de 70 anos. Também a que indicava que o aplicativo e-Título, do TSE, seria na verdade um programa espião e, por fim, a que apontava que o TSE teria proibido o presidente Jair Bolsonaro de reduzir o preço dos combustíveis.

E não foi preciso ir muito longe para desvendar a verdade por trás da história de hoje. O próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina explicou toda a situação. Em nota, divulgada à imprensa, o TRE afirmou que a idosa que aparece no vídeo é moradora de São José (SC). De acordo com o TRE, a mulher teve o título eleitoral cancelado, porque não votou (e nem justificou a ausência) nas eleições de 2016, 2018 e 2020. Ainda segundo o TRE, o título de eleitor da idosa está cancelado desde 2016, uma vez que ela não compareceu à Revisão de Eleitorado do seu município. Veja o que foi dito em nota:

O vídeo que está circulando onde uma mulher reclama que sua mãe teria votado nas eleições de 2018 e 2020 e que, agora em 2022, seu título eleitoral está indevidamente cancelado É BOATO. A Justiça Eleitoral de Santa Catarina esclarece que:

Referida eleitora não votou nas Eleições de 2016, 2018 e 2020; e Seu título está CANCELADO desde 2016 porque ela não compareceu à Revisão de Eleitorado na cidade onde mora, São José/SC.

Em resumo: a história que diz que uma idosa teve o título de eleitor cancelado pelo TSE sem nenhum motivo aparente é falsa! Apesar da filha da idosa ter gravado o vídeo e ter afirmado que a mãe participa das eleições, o TRE/SC explicou que o título de eleitor da idosa foi suspenso em 2016, porque ela não compareceu à Revisão de Eleitorado de São José (SC), onde reside. Além disso, o TRE/SC confirmou que a idosa não participou das eleições de 2016, 2018 e 2020. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: