Humberto Costa diz “não podemos admitir que o atual governo pratique a corrupção dos anteriores” #boato

Boato – O Senador Humberto Costa disse a seguinte frase: “Não podemos admitir nesta CPI que o atual governo pratique a corrupção dos governos anteriores”. 

Que a CPI da Pandemia tem gerado um certo desconforto no governo federal, muita gente já sabe. É claro que em um cenário como esse, histórias falsas sobre membros da Comissão Parlamentar de Inquérito já começaram a circular na internet. E, no caso de hoje, à história que está circulando é relacionada ao senador Humberto Costa.

De acordo com mensagens que circulam online, Humberto Costa teria cometido uma gafe ao falar sobre supostas corrupções do governo federal na aquisição de vacinas contra a Covid-19. Ele teria dito a seguinte frase: “Não podemos admitir nesta CPI que o atual governo pratique a corrupção dos governos anteriores”. Leia a mensagem que circula online:

“Não podemos admitir nesta CPI que o atual Governo pratique a CORRUPÇÃO dos Governos anteriores” Humbero Costa Senador – PT Um Certo B… Essa é para rir o resto do ano… Deixe tua gargalhada ai!!!

Humberto Costa disse “não podemos admitir que o atual governo pratique a corrupção dos anteriores”?

O que não faltaram foram pessoas compartilhando a informação por aí e apontando os dedos para o senador do PT. Porém, não é verdade que ele tenha dado tal declaração a respeito do assunto.

O texto que está circulando, por si só, já nos deixa muito desconfiados. A mensagem tem caráter vago (sequer diz em que situação a informação foi compartilhada), alarmista e tem erros de português. Para além disso, não é de hoje que declarações falsas atribuídas a figuras públicas circulam por aí. No próprio Boatos.org já desmentimos falas falsamente atribuídas a Irmão Lázaro, Felipe Neto, Dilma e outros.

Assim como nos outros casos, a história que circula online é falsa. Não há nas rede sociais do político qualquer declaração similar ao que está circulando. As últimas postagens de Humberto Costa apontam para críticas à compra da Covaxin, à compra da Sputnik por dois dólares a mais do que o preço de venda e a acusações de Bolsonaro que a eleição de 2014 foi fraudada.

Também não há nada sobre o assunto nas notas taquigráficas da CPI da Pandemia ou mesmo em entrevistas dele na mídia. Ao procurar pela fonte da informação, descobrimos que, assim como em outros boatos sobre a CPI, a história surgiu em grupos bolsonaristas em redes sociais. Ou seja: a fonte é a mesma de tantas outras fake news.

Resumindo: a história que aponta que o senador Humberto Costa disse que “não podemos admitir nesta CPI que o atual governo pratique a corrupção dos governos anteriores” é falsa. Não passa de mais uma fake news atribuída a membro da CPI da Pandemia que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet