Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem se fantasia de órgãos genitais em apresentação cultural em escola do Brasil #boato

Homem se fantasia de órgãos genitais em apresentação cultural em escola do Brasil #boato

Homem se fantasia de órgãos genitais em apresentação cultural em escola do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra apresentação cultural em escola, promovida pelo PSOL, com pessoa fantasiada de órgãos genitais e simulando “auto ato”. 

Nas eleições de 2018, uma fake news curiosa marcou o pleito eleitoral. Na época, uma história afirmava que o PT iria distribuir em escolas uma mamadeira com bico em formato de órgão sexual no famoso (e inexistente) “kit gay”.

A história tomou uma proporção gigantesca, não só pelo falatório e pelo compartilhamento em redes sociais, mas também porque foi citada durante uma entrevista em rede nacional. E desde então, histórias desse tipo têm sido criadas com frequência na internet.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, uma pessoa vestida de órgãos genitais teria simulado uma (auto) relação íntima durante uma apresentação cultural. Ainda segundo a história, a apresentação teria sido feita em uma escola do Brasil, com a presença de professores, diretores, crianças e adolescentes de diversas idades. Ainda de acordo com a mensagem, a apresentação teria sido promovida pelo PSOL. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “*Apresentação “CULTURAL” no pátio de uma escola, com a presença de professores, diretores, alunos crianças e adolescentes de diversas faixas etárias – PROMOVIDO PELO PSOL”. Versão 2: “*Apresentação “CULTURAL” no pátio de uma escola, com a presença de professores, diretores, alunos crianças e adolescentes de diversas faixas etárias !Tem que acontecer uma intervenção militar para por um fim na atuação maligna dessa raça desgraçada, não tem outro jeito”. Versão 3: “*Vergonhoso isso essa Apresentação “CULTURAL” no pátio de uma escola, com a presença de professores, diretores, alunos crianças e adolescentes de diversas faixas etárias  PROMOVIDO PELO PSOL cadê a justiça Brasil tá virando uma zona ,só o poder moderador . já”.

Homem se fantasia de órgãos genitais em apresentação cultural em escola do Brasil?

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos pais e mães indignados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao ver a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de informações sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, como já dissemos anteriormente, histórias como essa, infelizmente, se tornaram comuns na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a mamadeira do Kit Gay estaria sendo distribuída em creches pelo PT. Também a que indicava que o PCdoB teria proposto um projeto que legaliza o casamento entre pais e filhos e, por fim, a que apontava que o PSOL teria pedido ao STF banheiros unissex nas escolas e obrigatoriedade de ideologia de gênero.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nada em veículos de comunicação confiáveis no Brasil. E ao analisar o vídeo, identificamos apenas jovens e adultos. Se existem crianças, são poucas e com certeza nenhuma está sozinha. Além disso, o local não parece ser uma escola.

Se isso não bastasse, ao procurar pela origem do vídeo, descobrimos que as imagens circularam em outros países antes de chegar ao Brasil. E em nenhum desmentido há a referência de que a tal apresentação estaria sendo realizada em uma escola. A história foi citada em um site holandês, em um meme sobre o senador uruguaio Mario Bergara e em uma publicação no Reddit.

Por fim, não encontramos a origem do vídeo, mas os inúmeros desmentidos e diversas citações sobre o vídeo em sites internacionais é o suficiente para mostrar que as imagens não foram feitas no Brasil (e nem em escolas).

Em resumo: a história que diz que uma apresentação cultural em uma escola, patrocinada pelo PSOL, teve a participação de uma pessoa fantasiada de órgãos genitais é falsa! O vídeo já está circulando na internet desde junho de 2022 e já foi citado em diversos sites internacionais. Apesar de não conseguirmos identificar a origem das imagens, é possível cravar que o vídeo não foi gravado no Brasil. Além disso, o próprio vídeo mostra apenas pessoas jovens e adultas, o que coloca em xeque a tese de que a tal apresentação teria sido feita em uma escola. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso