Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mamadeira do kit gay é distribuída em creches pelo PT, mostra vídeo #boato

Mamadeira do kit gay é distribuída em creches pelo PT, mostra vídeo #boato

Boato – Haddad e PT distribuem mamadeira em creches. O objeto faz parte do kit gay para ajudar a combater a homofobia.

Existem vários tipos de boatos na internet. Depois de tantos anos nessa empreitada de “desmentidores”, a gente acaba classificando as histórias que encontra. Existe o boato absurdo, do tipo que nos deixa indignados de ter que desmentir. Tem também o boato engraçado, o boato assustador e outros. Mas, o mais comum entre todos eles é o “óbvio”. O boato que você nem começou a investigar e já sabe que é mentira. Esse tipo, boa parte das vezes, tem a ver com política.

E é justamente sobre um boato óbvio que vamos falar hoje. Está circulando no Facebook o vídeo de um homem que mostra uma mamadeira. No vídeo, ele afirma que a mamadeira mostrada está sendo utilizada em creches, para alimentar crianças de 5 e 6 anos. A mamadeira supostamente faz parte do kit gay entregue por Haddad e pelo PT. Confira a transcrição do vídeo (que não vamos mostra aqui) e algumas mensagens que o acompanham na rede:

Transcrição da mensagem: Olha aqui ó, vocês que votam no PT essa aqui é a madeira distribuída na creche. Olha a marca aqui, ó. Distribuída na creche pra seu filho, com a desculpa de combater a homofobia. Olha o bico como é ó. Tá vendo? O PT e o Haddad prega isso para o seu filho, ó.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Seu filho de 5, 6 anos de idade vai beber mamadeira na creche com isso aqui ó, para combater a homofobia. Tem que votar em Bolsonaro rapaz, Bolsonaro que é pra fazer o filho da gente homem e mulher. O PT, e Haddad, Lula, Dilma só quer isso aqui para os nossos filhos ó. Isso faz parte do kit gay, ó. Invenção de Haddad, viu?!

Mensagem 1: Vejam o que estão colocando nas creches ! Mensagem 2: Veja se as crianças estão seguras na creche: Mamadeira do kit gay. Mensagem 3: Alerta “PT” Perigoso: Mamadeira que faz parte do kit gay de Haddad.

Mamadeira do kit gay está sendo distribuída em creches pelo PT?

Os comentários e as reações para o vídeo, em todos os perfis que encontramos, são de indignação e raiva. As pessoas estão completamente ofendidas com a ideia de que crianças estão sendo alimentadas em mamadeiras. Compreensível, mas, será que verdadeiro? Não, de forma alguma. Agora vamos entender os detalhes.

Comecemos pelo mais comum, que é o próprio teor do vídeo e da mensagem passada. O cidadão na imagem (que sequer vemos o rosto) não informa de onde é, em que creches encontrou a mamadeira, não cita uma fonte confiável que corrobore essa informação, fala de ainda faz propaganda política durante o vídeo. Prato cheio para já considerarmos boato.

Some isso a mais detalhes absurdos. Desde quando crianças de seis anos usam mamadeira (seja com qualquer tipo de bico) na escola? Outra questão: desde quando crianças de seis anos estão na creche? Com seis anos, elas já estão no primeiro ano do ensino fundamental (salvo exceções). E desde quando mamadeira é um “material” fornecido por escolas?

Quando fomos buscar mais sobre o objeto da discórdia – a mamadeira – o que encontramos foi que o objeto na verdade é destinado para adultos. Vendido, inclusive, em lojas do gênero. Sobre a acusação de que a mamadeira faz parte do kit gay, mais mentiras. Já esclarecemos aqui em outros textos de que o famigerado kit gay não foi aprovado e que nunca deixou o papel, logo nem houve envio de objetos para as escolas, muito menos creches.

Ah, e não demorou muito para encontrarmos que, diante do “sucesso” que esse vídeo está fazendo nas redes sociais, o próprio PT emitiu nota esclarecendo que a história é fake news:

Circula na internet um vídeo bizarro e absurdo em que um homem mostra uma mamadeira com bico de borracha e afirma que o recipiente está sendo distribuído em creches do Brasil como forma de combate à homofobia. O homem atribui o abastecimento das mamadeiras ao Partido dos Trabalhadores e ao candidato à presidência, Fernando Haddad. Este conteúdo é falso. Este vídeo é mais uma mentira baixa e deslavada de nossos adversários. O PT, e o candidato Fernando Haddad, NÃO distribuíram mamadeiras.

Por fim, basta um pouco de pensamento crítico para se concluir que, em nenhum projeto que vise combater a homofobia, faria sentido utilizar uma mamadeira em creches para desestimular o preconceito. Simplesmente não tem lógica nisso.

Se, diante de tudo isso, ainda resta dúvida, convidamos todos a pensar logicamente de novo. O PT foi deposto e saiu do governo com o impeachment de Dilma em 2016. Logo, um projeto desses, se fosse verdadeiro, já teria sido cancelado pelo governo atual. Além disso, Haddad foi Ministro da Educação de 2005 a 2012, portanto deixou de comandar o ministério há pelo menos 6 anos e também não teria como estar “distribuindo isso nas creches para os nossos filhos”.

Resumindo, não é verdade que Haddad e o PT estão distribuindo mamadeiras nas creches. O partido e o candidato não podem fazer isso porque não estão no comando. E se fizessem, com certeza, a imprensa teria coberto esse escândalo. Nada apareceu na mídia tradicional até agora e por tudo que já explicamos, óbvio, é #boato. Ou se preferir, boato óbvio.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164