Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > George Washington Oliveira é petista e foi do sindicato da Petrobras #boato

George Washington Oliveira é petista e foi do sindicato da Petrobras #boato

George Washington Oliveira é petista e foi do sindicato da Petrobras, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – George Washington Oliveira Souza, acusado de realizar um atentado a bomba próximo ao aeroporto de Brasília, é um petista esquerdista infiltrado nos QGs e foi do sindicato da Petrobras.

Um fato ocorrido na véspera do Natal chamou atenção. A Polícia Militar do Distrito Federal desarmou uma bomba nos arredores do aeroporto de Brasília e prendeu George Washington Oliveira Souza sob a suspeita de ele ter tentado um atentado.

Nos depoimentos, George Washington se declarou bolsonarista e apontou que estava em frente ao quartel-general de Brasília. Postagens em redes sociais apontam para diversas publicações de apoio a Bolsonaro e, ainda, ele disse que realizou a ação criminosa porque tinha o plano de que fosse decretado o “estado de sítio”.

Mesmo com tudo isso, tem começado a circular uma tese de que George Washington Oliveira Souza era, na realidade, um petista esquerdista infiltrado com a missão de “culpar os patriotas”. A prova mais utilizada para isso era de que seria do “Sindicato da Petrobras”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: 1. Veja a THREAD abaixo… 2. Ele criou um perfil no Twitter em ABRIL DE 2022 e o nome é “George Washington Oliveira Souza”. Assim como consta em sua identidade 3. Pesquisei no Jusbrasil e ele é do sindicato de funcionários da Petrobrás:

Versão 2: A mídia esquerdista tentando esconder a verdade. O Sr. George Washington, é petista e recebeu a verba gasta em armamentos e explosivos direto de um dos membros do PT. O intuito do PT era que o caminhão com os explosivos fosse em direção ao avião presidencial e fosse detonado.

George Washington Oliveira é petista e foi do sindicato da Petrobras?

A informação, principalmente por meio de um print atribuído a um bolsonarista de “renome”, circulou muito em redes sociais e perfis de WhatsApp (sempre com o intuito de manter os ânimos dos “patriotas” inflamados). Porém, a informação que aponta para a tal situação é falsa.

As mensagens já começam a nos deixar desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a informação (não, o bolsonarista em questão não pode ser considerado uma fonte “confiável”).

Ao buscar sobre o assunto, não encontramos nada sobre o sujeito ser um “petista esquerdista infiltrado”. Por se tratar de uma acusação grave (e meio nonsense, afinal quem seria burro de fazer uma armação dessas e poder ficar 30 anos preso?), careceria de provas. E não encontramos prova alguma.

Para piorar, não tem nada do Jusbrasil mostrar que George Washington Oliveira foi do sindicato da Petrobras. O processo divulgado como “prova” é esse. O bolsonarista era uma parte do processo porque se tratava de um processo trabalhista movido contra ele (que era gerente de postos de gasolina). Outra parte era o Sitramico.

O Sitramico é o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo. Ou seja, é o sindicato de quem trabalha em postos de gasolina. Além do bolsonarista não ser do “Sindicato” (pelo menos não em cargos de direção), o Sitramico nas tem a ver com trabalhadores da Petrobras.

Há alguns sindicatos de petroleiros como a FUP (Federação Única dos Petroleiros) e o Sindipetro de alguns estados. George Washington não faz parte de nenhum destes sindicatos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que George Washington Oliveira de Souza é um petista esquerdista infiltrado nos protestos nos quarteis e funcionário da Petrobras. Depoimentos e histórico dele mostram que se trata mesmo de um bolsonarista.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso