Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem que defecou em ataque à Esplanada é Thiago Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil #boato

Homem que defecou em ataque à Esplanada é Thiago Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil #boato

Homem que defecou em ataque à Esplanada é Thiago Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi descoberto quem é o homem que foi filmado defecando durante ataque à Esplanada dos Ministérios. É Thiago Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil.

Dentre todas as cenas lamentáveis da invasão de manifestantes golpistas à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, uma das que mais chamou atenção foi de um cidadão que foi filmado defecando em uma das dependências de um dos prédios públicos.

A cena escatológica causou repulsa de modo que não demorou para surgir na Internet a suposta identidade de quem realizou o ato. Textos que circulam na Internet apontam que foi Thiago Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil, que foi filmado realizando o ato. Leia algumas das mensagens:

Versão 1: Bolsonarista que defecou no STF é funcionário do Banco do Brasil em Brasília Thiago Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil que participou dos atos terroristas em Br Versão 2: Já descobriram a identidade do cara que defecou na mesa, com a bandeira nas costas. Funcionário do Banco do Brasil.

Homem que defecou em ataque à Esplanada é Thiago Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O que não faltou foi gente da direita à esquerda (principalmente) apontando para a suposta identidade do sujeito. Porém, é falsa a informação que aponta que o homem do vídeo é Thiago Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil.

A mensagem, o histórico e uma busca sobre o assunto já resolvem o caso. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a informação.

Além disso, tem sido comum fake news que “confundem” pessoas que participaram das manifestações com outras figuras. Temos dois casos emblemáticos para exemplificar. 1) De um homem identificado erroneamente como o “sobrinho do Zeca do PT”. 2) De uma senhora que teria morrido durante triagem no ginásio da Polícia Federal.

Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que a “identificação” surgiu de “do voluntarismo” (que às vezes é perigoso em reconhecer as pessoas que participaram dos atos depredatórios). Tanto o Banco do Brasil quanto Thiago Albuquerque desmentiram o fake. Leia nota da instituição:

Imagem de pessoa “defecando” no STF não é de funcionário do BB citado em fake news em redes sociais “O BB apurou e afirma que não se trata de funcionário do BB citado em boatos que circulam nesta fake news que surgiu nas redes sociais. O Banco destaca que desconhece a identidade da pessoa que aparece no vídeo, assim como não há indícios de que se trate de um funcionário do BB na cena lamentável.

 O Banco ressalta que considera a democracia uma conquista da sociedade brasileira e repudia qualquer ato de violência contra as instituições que representam o Estado Democrático de Direito no país. O Banco do Brasil auxiliará nas investigações das autoridades competentes no que for necessário para identificar qualquer funcionário que possa ter participado de atos de vandalismo em Brasília, ontem.”

Thiago Albuquerque também fez uma publicação desmentindo a fake news em redes sociais. Por meio do Facebook, ele negou a autoria do ato. Leia:

Bom dia pessoal, Fui vítima de Fake News originada na instituição em que trabalho Banco do Brasil. Meu nome foi vinculado à indivíduo que participou de ato de vandalismo ao STF no último domingo 07/01/2023. Informo que durante esses acontecimentos não estava no Distrito Federal.

Após apresentação de provas e registro de Boletim de Ocorrência o BB emitiu nota a Impresa informando sobre a fake News. Meus dados profissionais e pessoais foram vazados a partir de ação interna na empresa, fato que está gerando muitos transtornos inclusive com ameaças à integridade da minha família.

As medidas cabíveis já estão em curso e estarei afastado de minhas atividades até que a segurança de minha família seja restabelecida. Peço a todos que não propaguem tais informações caso tenham acesso. Desde já agradeço.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a pessoa que foi filmada defecando durante atos de vandalismo em Brasília seja um funcionário do Banco do Brasil. Tanto Thiago Albuquerque quanto a instituição desmentiram a fake news em questão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso