Hino Nacional foi cantado errado durante lançamento da pré-campanha de Lula #boato

Boato – Vídeo mostra mulher cantando o Hino Nacional do Brasil errado durante abertura do lançamento da pré-campanha de Lula

O arquivamento, anulamento e suspensão dos casos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm dado o que falar há algum tempo. Em março de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o último processo contra Lula que corria na Justiça.

Com isso, o ex-presidente recuperou seus direitos políticos e viu a porta aberta para concorrer, novamente, a um cargo político. E ele não pensou duas vezes. Após a comoção pública e pesquisas de intenção de votos favoráveis ao ex-presidente, Lula decidiu tentar mais uma vez.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que a campanha de Lula não está agradando alguns brasileiros. Segundo um vídeo que está sendo compartilhado na internet, uma mulher foi flagrada cantando o Hino Nacional do Brasil de maneira errada durante o lançamento da campanha de Lula. Ainda segundo as imagens, para piorar, a mulher teria sido escolhida para cantar o Hino na abertura do evento. Confira:

Versão 1: “Não Vou Ver Isso Sozinha. ATENÇÃO Jumentada… EITA MISERÊ”. Versão 2: “Isso sim é patriota, mesmo errado, cantou o hino enquanto o resto da jumentada seguidores de Paulo Freire, só assistia!!”.

Hino Nacional foi cantado errado durante lançamento da pré-campanha de Lula?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e virou piada entre os haters do ex-presidente Lula. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao nos depararmos com a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, alarmista, os erros de ortografia e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, há algum tempo, o mundo das fake news tem sido inundado por vídeos que utilizam funcionalidades do Tik Tok e do Kwai, como a dublagem. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria sido envergonhado por um repentista durante um comício. Também a que indicava que o público teria gritado “Lula na cadeia” e “Globo lixo” durante o desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí. O assunto rendeu até um especial da Semana em Fakes, onde explicamos sobre a funcionalidade e como ela tem sido utilizada (para o mal).

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto, mas nada encontramos. Isso por si só já demonstra que algo de errado não está certo. Caso o vídeo fosse verdadeiro, com certeza o assunto seria comentado na mídia tradicional.

Se isso não bastasse, resolvemos procurar pela origem do vídeo e descobrimos que, de fato, o vídeo mostra a pré-candidatura de Lula à Presidência da República. Entretanto, o áudio não tem nada a ver com as imagens. A mulher que aparece no vídeo cantando o Hino Nacional Brasileiro é a cantora e compositora Teresa Cristina. Entretanto, o vídeo compartilhado nas redes sociais foi redublado. Como é possível ver nas imagens originais, o hino foi cantado corretamente do início ao fim.

Em resumo: a história que diz que uma mulher cantou errado o Hino Nacional Brasileiro durante o lançamento da candidatura de Lula é falsa! O vídeo é verdadeiro, mas o áudio que aparece nas imagens é completamente diferente do verdadeiro. No vídeo original é possível perceber que o Hino é cantado corretamente do início ao fim. O que ocorreu foi que alguém pegou o vídeo e utilizou a funcionalidade de dublagem que algumas redes sociais disponibilizam na internet e criou o vídeo falso. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso