Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Harley-Davidson vai lançar moto em homenagem a Bolsonaro, a MITO-2022JB #boato

Harley-Davidson vai lançar moto em homenagem a Bolsonaro, a MITO-2022JB #boato

Harley-Davidson vai lançar moto em homenagem a Bolsonaro, a MITO-2022JB, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo de Bolsonaro fez tanto sucesso nos Estados Unidos que a Harley-Davidson vai lançar uma moto em homenagem e ele, a MITO-2022JB.

Não é de hoje que o Boatos.org desmente notícias falsas sobre “coisas maravilhosas” que empresas fizeram para homenagear o presidente Jair Bolsonaro. A mais nova história surge a reboque de uma nova “moda” lançada pelo presidente: promover passeios de motocicleta Brasil afora (algo um tanto fora de hora em meio à pandemia).

De acordo com mensagens que circulam online, a Harley-Davidson gostou tanto das “motociatas” após um “vídeo de Bolsonaro fazer sucesso nos EUA” que será lançado um modelo de moto em homenagem ao presidente do Brasil, a MITO-2022JB. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Este vídeo está circulando nos EUA, fazendo o maior sucesso. Motociclistas americanos querem conhecer o Presidente do Brasil. A fábrica de motocicletas Harley-Davidson estuda o lançamento de uma nova motocicleta em homenagem ao nosso Presidente Bolsonaro. (nome da futura motocicleta: MITO-2022JB) Nunca na história mundial, um Presidente conseguiu reunir tantos motociclistas em um único passeio. Dia 12/06/21 o passeio de motocicletas será em São Paulo

Versão 2: Coisa mais linda é esse amor entre presidente e o seu povo e o povo pelo seu presidente!!! Nunca na história se viu um presidente tão amado e nem uma motociata assim. A Harley Davison está pensando em lançar uma motocicleta em homenagem ao presidente Bolsonaro!!! Enquanto isso, o Ladrão da pátria que quer ser presidente de novo, é expulso de todo território brasileiro e onde consegue pisar, ganha chuva de ovos e um longo grito em coro o chamando do que de fato ele é, LADRÃO!!!! Esse é o novo Brasil, o Brasil que o povo quer, o Brasil de Jair Messias Bolsonaro!!!

Harley-Davidson vai lançar moto em homenagem a Bolsonaro, a MITO-2022JB?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação sobre o vídeo em questão deixou muita gente animada. Porém (pelo menos por enquanto), não é verdade que a Harley-Davidson vai lançar uma moto de nome MITO-2022JB em homenagem a Bolsonaro.

As mensagens por si só e o histórico desse tipo de fake já nos chama atenção. As mensagens (assim como tantos outros boatos) têm caráter vago, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que confirme a informação. Além disso, não foram poucos os boatos sobre “homenagens” de empresas a Bolsonaro. Já desmentimos, por exemplo, histórias que falavam de homenagens do Facebook, André Rieu, Fox News e Volvo.

Além disso, há informações “complementares nas mensagens que são falsas”. Uma delas é falar que o vídeo de Bolsonaro na moto com os seguidores ao som de “Suspicious Minds, de Elvis Presley” está fazendo sucesso nos EUA. Ao usar a plataforma Crown Tangle, achamos um compartilhamento com as palavras “Bolsonaro Motorcycle”. Era uma postagem crítica com, pasmem, 10 compartilhamentos. Com as palavras “Bolsonaro Motorcycles”, achamos um, no máximo, com 17 compartilhamentos. Nenhuma com o vídeo em questão. Ou seja: não é possível falar em “sucesso do vídeo”.

Ao buscar por mensagens que falam sobre Lula sendo “expulso” do território brasileiro na atualidade, achamos apenas notícias que foram desmentidas pelo Boatos.org como essa. O ex-presidente Lula, nos últimos tempos, tem mantido isolamento social e não há registros de que ele tenha sido expulso em aparições públicas.

Dito isso, vamos à informação principal. Ao buscar por qualquer informação de que a Harley-Davidson iria lançar uma moto em homenagem a Bolsonaro, nada encontramos. Não há qualquer informação sobre o lançamento nos canais oficiais da empresa e tampouco há lógica na informação.

O primeiro motivo para isso é que, claramente, o nome MITO-2022JB é uma alusão à campanha presidencial de 2022. É meio difícil de imaginar que uma empresa (salvo as raras empresas de aliados ferrenhos de Bolsonaro) se exponha tanto, principalmente, em um ambiente polarizado. O segundo é que a própria Harley-Davidson não costuma fazer homenagens a políticos ou a brasileiros em motos. As customizações de motos são feitas (como mostra este texto) por empresas terceiras e não pela Harley-Davidson.

Resumindo: não há qualquer indício de que a Harley-Davidson vai fazer uma homenagem a Bolsonaro ao lançar a moto de modelo MITO-2022JB. Não há nada oficial nas páginas da empresa e as postagens que “divulgaram a informação” estão cheias de “detalhes anexos falsos”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr
Marcações: