Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Facebook faz homenagem ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo #boato

Facebook faz homenagem ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo #boato

Facebook faz homenagem ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – No final de 2019, Facebook faz vídeo contando a trajetória de Jair Bolsonaro até à Presidência como forma de homenagem.

Final de ano é aquele momento onde todo mundo olha para trás e relembra os acontecimentos mais marcantes do ano. Em muitos lugares, também é o momento de escolher o destaque do ano, aquela pessoa que se destacou por seu trabalho ao longo do ano.

Na última semana, a famosa revista Time divulgou seu escolhido para o título de Pessoa do Ano (Person of the Year), aquela personalidade que mais influenciou eventos no ano. E, após ser chamada de “pirralha” pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, a jovem Greta Thunberg foi a escolhida pela revista Time.

E, de acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, o Facebook também resolveu fazer uma homenagem a uma personalidade brasileira. Segundo a postagem, o escolhido teria sido Jair Bolsonaro. No vídeo publicado junto com a publicação, aparecem diversas imagens de Bolsonaro e de toda sua trajetória, desde sua escolha como candidato à Presidência até sua eleição, em 2018. Confira:

FACE FAZ HOMENAGEM A BOLSONARO ” O presidente pode não ser perfeito, é humano. Mas é perfeito para este momento histórico. Linda homenagem que o Facebook fez. Parabéns!!!!!!! Nós brasileiros, que fizemos parte desta história nos sentimos orgulhosos. A luta continua!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Facebook fez homenagem ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo?

O vídeo foi compartilhado diversas vezes e deixou os seguidores do presidente Jair Bolsonaro bastante contentes. Mas será que essa história de que o Facebook fez um vídeo em homenagem a Jair Bolsonaro é real? Não é e os detalhes você confere a seguir!

Vamos lá! Uma rápida leitura na publicação já é o suficiente para nos deixar desconfiados. O texto apresenta caráter vago (não diz quando o Facebook teria feito o vídeo), alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, essa história de homenagem ao presidente Bolsonaro tem sido exaustivamente compartilhada desde antes ele ser eleito como presidente. O Boatos.org já desmentiu vários desses casos, como o que apontava que a Esquadrilha da Fumaça teria feito um “B” e o número 17 nos céus do país. Também a história que dizia que a rede Fox News teria feito uma homenagem a Bolsonaro por causa das eleições. E, por fim, o caso que apontava que uma marca de papel higiênico também teria homenageado o presidente.

Pois bem, ao procurar por mais informações, descobrimos que não foi preciso ir tão longe assim. Vale ressaltar que o Facebook não “faz homenagens” dessa forma. O que ocorre é que a rede social disponibiliza ferramentas para que isso seja feito, como nos vídeos de aniversário de amizade, aniversário do internauta ou final de ano. Além disso, o Facebook também fornece ferramentas para homenagear alguém que faleceu.

Ao prestar atenção no início do vídeo, é possível perceber toda a farsa. Isso porque o início do vídeo fala em homenagem do “grupo do Facebook para Bolsonaro”. E foi procurando mais que encontramos o vídeo original. As imagens foram publicadas, originalmente, no grupo “Somos + de 45 milhões com Bolsonaro”.

Em resumo: a história que diz que o Facebook fez um vídeo em homenagem a Bolsonaro é falsa! As imagens, na realidade, são uma homenagem, mas de um grupo de apoio ao presidente. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru