Haddad disse hoje que, se ele for eleito, Lula vai subir a rampa e será presidente #boato

Boato – Vídeo gravado hoje mostra que Fernando Haddad anunciou que Lula vai subir a rampa do Planalto e será presidente se ele ganhar as eleições.

Nestas eleições, um dos tipos de boatos que tem circulado na internet é aquele que se utiliza de vídeos fora de contexto (normalmente antigos) para “cravar uma verdade”. Já teve fake news sobre usando vídeo de comemoração na Copa, votação de 2016 no Senado e outros. Hoje, vamos falar de mais uma história que se encaixa nesta categoria.

Um vídeo do candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT) viralizou na internet. Na filmagem, Haddad diz “que conversou com o ex-presidente Lula”, que “vai fazer dele presidente” e que ele “vai subir a rampa do Planalto no dia 01/01/2019”.

A filmagem é acompanha da seguinte mensagem: “Olha o que o Haddad falou hoje ao sair da PF de Curitiba! Promessa de campanha: o Lula subir a rampa com ele em 01.01.19! Isso é uma afronta aos brasileiros de bem!”. Assista ao vídeo:

Haddad disse hoje que, se ele for eleito, Lula vai subir a rampa em 01/01/2019?

O vídeo explodiu no WhatsApp e já teve gente falando que Haddad iria renunciar, que Lula será presidente etc. Mas será mesmo que o vídeo foi gravado hoje e condiz com a nossa realidade atual? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Assim como a grande maioria das informações falsas que circulam online, a mensagem simplesmente “brotou no WhatsApp” e tem um elemento “básico” muito utilizado em notícias falsas que envolvem vídeo: a palavra “hoje”.

Quando um texto ou um vídeo não é datado ou é apresentado como “hoje, ontem, amanhã etc” há uma grande facilitação para que ele seja utilizado fora do contexto original. Aqui no Boatos.org já desmentimos histórias que usaram o “hoje” só para dar atualidade em algo velho. É o caso da entrevista de Bolsonaro na Globo News, dos caminhoneiros na Esplanada, da paralisação do WhatsApp e outros.

Com base nisso, fomos procurar mais detalhes sobre o vídeo e descobrimos duas coisas. 1) Como imaginávamos, ele não é “de hoje”. 2) A filmagem foi feita em outra situação política do país.

A filmagem é de 06/08/2018. Naquele dia, o PT havia confirmado Lula como candidato e Haddad como vice. Como é possível ver na página do Facebook de Lula, Haddad falou dentro de um contexto no qual Lula seria candidato. Está aí a razão de ele ter dito que Lula será presidente (mesmo sabendo que as chances de Lula concorrer serem pequenas) e que subiria a rampa do Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2019. Como é sabido, a candidatura de Lula foi impugnada e as coisas mudaram.

Resumindo: A informação que aponta que Fernando Haddad prometeu que, se ele ganhar as eleições, Lula será presidente e “vai subir a rampa” é falsa. O vídeo é antigo e foi gravado em um contexto completamente diferente do atual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

16 comentários em “Haddad disse hoje que, se ele for eleito, Lula vai subir a rampa e será presidente #boato

  • 17/10/2018 em 16:01
    Permalink

    A Página excluiu o video mais no YouTube tem. No final do video ele diz ” Se Deus quiser ele (Lula) estará entre nós. Se n está entre nós onde estará??? Prisão!! Claro q esse vídeo foi depois q Lula foi preso e Haddad virou candidato à presidência.

    Resposta
  • 14/10/2018 em 15:26
    Permalink

    Vocês que escreveram essas mensagens em resposta ao boato são burros ou se fazem???

    A indução do texto sobre o vídeo diz que ele falou que se ele (Haddad) for eleito o Lula vai subir com ele a rampa…

    Ô povinho imbecil!!!!

    Resposta
  • 11/10/2018 em 08:01
    Permalink

    A afirmação de que “O vídeo é falso” está errada! Se acabaram de dizer que o vídeo é de 06/022018, teriam que dizer que o vídeo é verdadeiro, mas do tempo em que o Lula seria candidato. Conclusão tendenciosa essa de vocês!

    Resposta
  • 11/10/2018 em 01:01
    Permalink

    Porque o vídeo em que Haddad diz que Lula vai subir a rampa e que ele irá governar o pais saiu do ar, hem Boatos.org? Muito estranho não? Vocês que são petistas de carteirinha, vivem fazendo campanha pró Haddad enquanto para Bolsonaro, sempre esquivam dos boatos que a PTzada fazem dele.

    Alô Alô Boatos.org

    Resposta
  • 10/10/2018 em 11:19
    Permalink

    Bem tendenciosos que vcs são.. deveriam ser honestos, e eu que confiava no site de vcs, não confio mais Não importa a data de foi em Agosto, ou Setembro, o que importa é que esse fala FOI proferida pelo Haddad, que NÃO é uma montagem, e que esse é o desejo dele sim, então NÃO É BOATO

    Resposta
  • 10/10/2018 em 09:47
    Permalink

    Vídeo não tão antigo assim e não tão fora de contexto. Haddad, se eleito irá se mover no sentido de indultar o criminoso Lula, condenado em todas as instâncias, e quem governará de fato será será este, nem que seja da residência dele. Os fatos comprovam, haja vista que durante a campanha, Haddad visitava constantemente o presidiário a fim de se instruir, à semelhança de certos advogados do crime organizado.

    Resposta
  • 10/10/2018 em 09:38
    Permalink

    e este cara fala de etica e democracia, exatamente que as Petralhas nestes todos anos destruiram – isto é um afronto para o cidadão de bem e da democracia brasileiro, corja do mal. Não vamos falar neste artigo de corrupção, o começo do mal do todo que acontece ruim neste pais.
    Tem que colocar este cara na prisão juntos com o presidiario juntos com a bruxa Gleisi e outros – sugiro fazer um prisão somente para petista e outros esquerdistas e o restante dos corruptos com celas isoladas.
    Brasileiro do bem acorda e vamos castigar com B17 esta podridão das esquerdistas e os partidos amigos, que ainda ajudam estragar este pais, que ja esta em queda livre para o inferno comunista.

    Resposta
  • 10/10/2018 em 01:35
    Permalink

    De cada dez boatos desmentidos nove são do PT. Tá mais partidário que o site do do próprio partido.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 20:10
    Permalink

    Quanto ao vídeo do Haddad não concordo ser falsa a afirmação dele, mas sim foi dita, afirmada em outro MOMENTO, contexto diferente. O mais correto seria dizer que o vídeo é verdadeiro, a afirmação verdadeira, MAS FEITA EM OUTRO MOMENTO, contexto diferente.
    O ministro da justiça, lixo, vem ameaçando processar por isso e aquilo, mas nesse caso, por exemplo, não se poderá penalizar ninguém por postar, compartilhar esse vídeo que é real. O MOMENTO, contexto é diferente, mas tudo nele é real e infeliz é de quem gravou e deixou vazar no momento errado. Vocês dão até a data dele. REAL portanto.
    E tenho dito!

    Resposta
    • 10/10/2018 em 15:25
      Permalink

      Mais errado são as estratégias da direita q só sabe jogar sujo, inclusive o candidato Bolso só chegou aonde está através da divulgação de fake news, assim como é o caso deste vídeo onde quem o compartilha tem a clara intenção de fazer o eleitor achar q o candidato fez esse pronunciamento recentemente quando na verdade foi a mais de 2 meses atrás.

      Resposta
      • 12/10/2018 em 19:03
        Permalink

        Alex Sandro, não importa a data que foi feito o vídeo, o que importa é que ele falou e no vídeo está bem nítido, se agora quer desdizer o que disse, é o mesmo que mudar a cor vermelha do PT para verde e amarelo como estão fazendo, e ainda tirar o Lula da campanha, coisa que já devia ter sido feita desde o momento em que o molusco foi impedido de concorrer as eleições para Presidente. Me engana que eu gosto, Pau mandado do Haddad, vai no presídio de 15 em 15 dias tomar aulas de como enganar o povo como fez a anta da Dilma.

        Resposta
  • 09/10/2018 em 19:27
    Permalink

    Mentira!!
    Eu vi todo o vídeo.
    Vcs são petistas mentirosos.

    Resposta
    • 10/10/2018 em 09:49
      Permalink

      Mostra pra gente Celina.

      O Brasil quer ver você passando vergonha! haha

      Resposta
    • 10/10/2018 em 15:22
      Permalink

      E vc é burra e possivelmente analfabeta, pois nao leu a matéria.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *