Multidão faz manifestação de apoio a Bolsonaro em Natal (RN) e Campinas (SP) #boato

Boato – Vídeo mostra que multidão de eleitores de Jair Bolsonaro fez manifestação em apoio ao candidato em Natal (RN) e Campinas (SP).

Há um consenso: a comoção gerada pelo atentado contra o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) provocou uma onda de fake news sobre o ataque. Está aí o Boatos.org que não nos deixa mentir (inclusive, já está na hora de publicar uma lista sobre o assunto).

A mais nova “notícia” sobre o candidato dá conta de uma manifestação de apoio. De acordo com o vídeo que viralizou no Facebook e WhatsApp, a solidariedade ao candidato do PSL reuniu uma multidão em diversos lugares do país. Há versões que apontam a mobilização em Natal (RN) e outras em Campinas (SP).

Junto às mensagens, um vídeo, de pouco mais de um minuto, mostra uma multidão vestida de verde e amarelo supostamente homenageando Bolsonaro. Gritos, fogos e vuvuzelas ampliam as supostas homenagens a favor do candidato. Assista o vídeo e leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Bolsonaro estaria em Natal/RN hoje… Ele não pode estar, mas veja o que seus eleitores fizeram para nosso futuro presidente… Versão 2: Hoje em Natal, RN. Nosso candidato não pode estar fisicamente. Mas, os eleitores estiveram presentes. Linda homenagem e afirmação. Viu, viu, viu. Bolsonaro Presidente do Brasil. Versão 3: Mar de pessoas hoje em Campinas SP, mais manifestação de apoio ao mito Bolsonaro, como é que não ganha no primeiro turno?

Multidão faz manifestação de apoio a Bolsonaro em Natal (RN) e Campinas (SP)?

Uma enxurrada de gente saiu compartilhando o vídeo pelos quatro cantos da internet. Mas será mesmo que uma multidão fez manifestação de apoio a Bolsonaro em Natal e Campinas? A resposta é não. Entenda os porquês.

O primeiro erro está na própria mensagem, que possui o enredo clássico de boatos online: cheia de informações vagas, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. O segundo está no fato de que o mesmo vídeo ilustra a manifestação em diversas cidades (o que é, no mínimo, uma contradição). Além disso, ao buscar mais informações sobre as manifestações, não encontramos nada em fontes confiáveis.

Ao assistir o vídeo, conseguimos identificar uma voz conhecida e, ao contrário do que se imagina, não é do Bolsonaro. A voz é do Galvão Bueno, que parece narrar uma partida. Mais uma googlada e matamos a charada: o vídeo, na verdade, foi registrado no Largo do Rosário, em Campinas, durante a exibição do jogo do Brasil contra a Sérvia na Copa do Mundo da Rússia.

Por sinal, nesta matéria do Correio RAC, podemos tirar a prova dos nove: as imagens fazem parte da comemoração de um dos gols da vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia no Lago do Rosário, onde uma multidão assistia a partida. Aliás, o vídeo está na própria matéria.

Resumindo: a história que aponta que uma multidão fez manifestação de apoio a Bolsonaro em Natal e Campinas é falsa. A história surgiu do nada e as imagens fazem parte da comemoração de uma partida de futebol durante a Copa do Mundo. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

6 comentários em “Multidão faz manifestação de apoio a Bolsonaro em Natal (RN) e Campinas (SP) #boato

  • 17/09/2018 em 17:05
    Permalink

    Pior é que um amigo envia o vídeo e a gente confia. Está difícil encontrar no que confiar na internet hoje em dia.

  • 17/09/2018 em 11:24
    Permalink

    Sugiro o site ficar mais atento, pois nunca vi qualquer trabalho para refutar dados e matérias de multidões de apoiadores do PT, Por exemplo.
    Assim os leitores podem acabar pensando que exista uma tendência de esquerda por aqui.

    • 19/09/2018 em 19:49
      Permalink

      Tenho minhas dúvidas quanto a avaliação do referido site! Já ví coisas que foram comprovadas como benéficas por alguns médicos, e o site deu como fake. Além de outras divulgações.

    • 26/09/2018 em 14:47
      Permalink

      Leia o PS abaixo do texto. É você que tem que sugerir ao site para averiguar algum dado ou matéria de que você desconfia.

  • 17/09/2018 em 09:21
    Permalink

    Não quero mais receber notificação. Recebi email informando como retirar e continuo recebendo. Difícil assim. Clica pra receber notificação e nunca mais tira.

  • 17/09/2018 em 09:17
    Permalink

    Mas que falta do que fazer desse nosso povinho!

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)