Bolsonaro será entrevistado na Globo News hoje às 22h30 #boato

Boato – Candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) será entrevistado pela Globo News hoje às 22h30 e a emissora não divulga atração.

A uma semana das eleições, a reta final das campanhas dos candidatos está pegando fogo. E o último debate entre os presidenciáveis (que acontece na Rede Globo, no dia 4 de outubro) promete esquentar ainda mais a situação.

Mas, segundo publicações nas redes sociais, parece que um dos candidatos ainda terá a chance de ser entrevistado sozinho: Jair Bolsonaro. Ele está sendo apontado como a atração principal do Globo News no dia de “hoje”.

De acordo com as publicações, ele seria entrevistado às 22h30 por 12 repórteres da emissora, que, ainda segundo os textos, não estaria divulgando a atração para não “ajudar” o candidato. Confira:

Versão 1: “A quem interessar possa: Hoje às 22:30hs na Globo News. Jair bolsonaro vai ser entrevistado por doze repórteres globais.. Vamos repassar. A Rede Globo não está informando como deveria para não ter que dar tanto Ibope ao Bolsonaro. *REPASSEM*”. Versão 2: “A quem interessar possa: Hoje às 22:30hs na Globo News (TV por assinatura)   na Net é 40. Jair bolsonaro vai ser entrevistado por doze repórteres globais.. O côro vai comer, ou dá ou desce, ou vai ou racha. Vamos repassar para que Quem se interessar assista. A Rede Globo não está informando como deveria. Vamos divulgar”.

Bolsonaro será entrevistado na Globo News hoje às 22h30?

Internado desde o ataque que sofreu no dia 06 de setembro de 2018, quando foi esfaqueado durante uma passeata, Jair Bolsonaro não está mais participando dos debates entre os presidenciáveis. Mas será que o candidato terá a oportunidade de apresentar suas propostas sozinho durante a programação do Globo News no dia de hoje? A resposta é não!

Para começo de história, a mensagem apresenta as principais características de boatos online: é alarmista, com erros de português, pedem compartilhamento e, o ponto de maior destaque, é completamente vaga.

Os textos apresentam um auxílio (e tanto) para fake news viralizarem: o termo “hoje”. Mensagens que indicam que “hoje” vai acontecer algo podem até ter sido verdadeiras em algum momento, mas por não serem datadas, podem ser desatualizadas. Temos alguns exemplos clássicos aqui no Boatos.org, como a história da tempestade solar, os raios cósmicos que fazem aparelhos explodirem e a entrevista do juiz Sérgio Moro para o Camarotti na Globo News.

Nos casos citados, houve, além da distorção da realidade (não existe raio que exploda celulares, por exemplo), ainda houve o fato do evento ter sido verdadeiro em algum momento.

Voltando ao caso de hoje, o que acontece é que, realmente, a entrevista existiu. Mas ela foi concedida no dia 4 de agosto de 2018 (dia em que Jair Bolsonaro foi entrevistado pelo Globo News). A mensagem também poderia ter sido real no dia 28 de agosto, quando o candidato foi novamente entrevistado por jornalistas da emissora (apesar de não terem sido 12 pessoas como no dia 04 de agosto).

Para sanarmos a dúvida de uma vez por todas, também procuramos pela programação do Globo News e não encontramos nenhum indício de que Bolsonaro seria entrevistado pelo programa. Nem hoje, nem amanhã e nem depois (a não ser que as eleições vão para um eventual segundo turno e o candidato esteja lá).

Em resumo: a história que diz que Jair Bolsonaro será entrevistado pelo Globo News hoje (02 de outubro de 2018) é falsa. As mensagens apresentam as principais características de boatos (destaque para o caráter vago, que utiliza o termo “hoje”). Além disso, a história até foi verdade nos dias 04 e 28 de agosto de 2018, entretanto, nos próximos dias (até as eleições), a história é completamente falsa. Não compartilhe!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)