Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boulos tem uma mansão vazia pronta para ser ocupada pelo MTST #boato

Boulos tem uma mansão vazia pronta para ser ocupada pelo MTST #boato

Boato – Mansão do pai de Guilherme Boulos, em São Paulo e avaliada em R$ 2,8 milhões, está vazia e pronta para ser ocupada pelo MTST.

Faltam menos de dois meses para a eleição e os boatos prometem aquecer o debate em torno das urnas. Só nos últimos dias, o que não faltaram foram fake news envolvendo os presidenciáveis. Por aqui, já passaram balelas envolvendo Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e agora Guilherme Boulos (PSOL).

Circula na internet a informação de que a família do candidato à Presidência tem uma mansão vazia que estaria pronta para ser ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O texto aponta que o movimento no qual Boulos é líder deveria “aproveitar a oportunidade” e ocupar o local, que fica na Vila Mariana (São Paulo). Confira no texto:

Mansão de pai de Boulos está vazia, pronta para ser ocupada pelo MTST – Um belo imóvel… A casa em que residiu o médico infectologista Marcos Boulos está há muito tempo desocupada. O imóvel tem 400 metros quadrados de área construída e ocupa um terreno de mais de 700 metros quadrados. De acordo com corretores que atuam na região, a casa está avaliada em cerca de R$ 2,8 milhões.

A construção, da década de 70, faz parte do espólio do médico. Um legítimo membro da burguesia, da elite. Esse médico, por acaso, é pai do ‘sem-teto’ Guillherme Boulos, o socialista nascido em berço de jacarandá, que usa os sem-teto como massa de manobra. Está aí, uma ótima dica ao MTST. Ele não vai se importar. Afinal, ele é contra a propriedade privada. Ah sim! O endereço: Rua Paula Ney, 446, Vila Mariana, São Paulo. Em um país sério, este ordinário estaria na Cadeia e não candidato a Presidente da República…

Guilherme Boulos tem uma mansão vazia pronta para ser ocupada pelo MTST?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O texto circulou muito na internet e deixou muita gente com a “pulga atrás da orelha”. Bom, se você faz parte desse grupo, saiba que essa história de mansão de Gulherme Boulos, MTST e ocupação é falsa. Para entender os porquês, continue lendo.

De fato, o pai do presidenciável é médico. Inclusive, Marcos Boulos é o responsável pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Até aí, tudo bem. O problema é que nem Marcos tampouco Guilherme são donos da mansão.

A história já circula desde maio de 2018, quando o edifício Wilton Paes de Almeida, ocupado por sem-tetos que não faziam parte do MTST em São Paulo, pegou fogo e desabou. Como de praxe, a tragédia rendeu diversos boatos, como na história de que Boulos e o MTST cobravam aluguel no prédio que desabou (que desmentimos) e o caso da mansão (que não desmentimos na época).

Na época, o Truco, projeto de fact-checking da Agência Pública, foi até o local citado e encontrou um stand de vendas de um empreendimento da incorporadora Mitre Realty, que construirá um prédio residencial no local. Na busca, a agência também chegou ao casal libanês Philippe e Mona Boulos, proprietários da mansão e chegou à história do local.

Em 1975, após a morte de Philippe, a Justiça determinou a divisão da casa entre a viúva e seus três filhos. Em 2018, os herdeiros venderam o imóvel à construtora Mitre Vila Mariana. Antes que você me pergunte: não, os proprietários não eram parentes do candidato á Presidência.

Resumindo: nem a mansão existe mais (ela foi vendida e pertence a uma construtora) e nem pertenceu ao pais de Guilherme Boulos. Os “Boulos” que eram donos do terreno não eram parentes do líder do MTST. Ou seja, é mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html