Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Geraldo Alckmin é atingido por fezes durante passeata, mostra foto #boato

Geraldo Alckmin é atingido por fezes durante passeata, mostra foto #boato

Boato – Geraldo Alckmin, candidato à presidência pelo PSDB, é atacado com fezes pela população em passeata. Foto mostra tudo.

No Brasil, a corrida presidencial já está deixando os brasileiros à flor da pele. As eleições só acontecem no dia 7 de outubro de 2018 e a propaganda eleitoral só começa oficialmente no dia 16 de agosto de 2018, mas as entrevistas dos presidenciáveis já estão causando burburinho.

No dia 4 de agosto de 2018, Geraldo Alckmin (ex-governador de SP), foi confirmado como candidato oficial do PSDB à Presidência da República. Mas parece que nem todo mundo ficou feliz com a escolha dele como candidato.

De acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, o presidenciável foi atingido por fezes durante uma passeata. O motivo? Populares estariam revoltados após Alckmin ter pago dois cafés com uma nota de R$100 e deixar troco como gorjeta. Confira a mensagem e vídeo “narrativo” que circula online:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Após fazer uma passeata com outros políticos e assessores parlamentares o novo presidente do PSDB Geraldo Alckmin foi recebido por populares com uma chuva de merda líquida. Os populares estavam revoltados e decidiram expor sua revolta usando algo bem diferente das tradicionais ovadas,Geraldo Alckmin é um dos presidenciáveis que irão concorrer a vaga de presidente do Brasil em 2018 junto com outros nomes de força como Jair Messias Bolsonaro. […] Geraldo Alkmin causou polêmica e revolta esta semana após pagar com duas notas de 100 reais dois cafezinhos que custava R$:9,50 Detalhe Geraldo não quis o troco e deixou de “Gorgeta”.

Geraldo Alckmin foi atingido por fezes durante passeata?

Bem, sabemos que o período eleitoral é uma fase de tensão, onde muita gente discute e chega até a perder amigos. E também sabemos que é um período muito propício para se difundir as chamadas fake news, principalmente relacionadas aos candidatos. E é isso justamente o que aconteceu. Vamos aos fatos!

Para início de tudo, é importante observar que essa história tem a maioria das principais características de boatos: é vaga (não diz onde o fato aconteceu e nem fala sobre datas), possui diversos erros de português (inclusive erra o nome do candidato em um dos trechos, chamando-o de “Alkmin”) e nem cita fontes confiáveis (só faltou ser alarmista e pedir compartilhamento).

Além disso, tentamos buscar outras informações sobre o ocorrido e para nossa surpresa (ou não), não havia outras reportagens falando sobre o incidente. E convenhamos, se isso fosse mesmo real, estaria em todos os portais da internet. Não restando outra alternativa, decidimos ir atrás da imagem e descobrimos duas coisas muito interessantes: 1) a foto não é nova e 2) o que jogaram em Alckmin não eram fezes. Vamos lá?

O incidente que a imagem registra, na verdade, aconteceu em 2010, na cidade de Campinas (SP). Na ocasião, uma mulher tentou jogar café no rosto do então candidato a governador do estado de São Paulo. ou seja, nada a ver com 2018 e muito menos com fezes (eca).

Em resumo: a história que diz que o candidato à presidência Geraldo Alckmin foi atacado com fezes durante uma passeata é falsa. A foto usada na matéria é antiga (de 2010) e as fezes, na verdade, tratavam-se de café. Ou seja, #boato. Não compartilhe. Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.