Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Joe Biden ameaçou bombardear o Brasil se país não cuidar da Amazônia #boato

Joe Biden ameaçou bombardear o Brasil se país não cuidar da Amazônia #boato

Biden ameaçou bombardear Brasil se país não cuidar da Amazônia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que se o Brasil não cuidar da Amazônia vai bombardear a “capital do país” Buenos Aires.

Existem algumas notícias falsas que são difíceis de acreditar que alguém acredita. Porém, em tempos de falta de interpretação de texto, temos que ficar alerta até com mensagens jocosas. Hoje vamos falar de uma fala atribuída ao presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden.

Em meio a diversas notícias falsas envolvendo as eleições norte-americanas, um suposto comentário de Joe Biden chamou atenção na web. Mensagens apontam que ele teria feito uma “ameaça” ao Brasil e, na mesma frase, cometido uma gafe geográfica. “Joe Biden, se eleito, já prometeu: “Ou o Brasil cuida da Floresta Amazônica ou vamos bombardear a sua capital, Buenos Aires””, diz a uma das mensagens.

Confira também: 4 acusações falsas que envolvem pedofilia e Biden

Especial – 4 fake news que falam sobre fraude nas eleições dos EUA

Joe Biden ameaçou bombardear o Brasil se país não cuidar da Amazônia?

A história se espalhou em muitas redes sociais (vimos mensagens no Twitter, Facebook e Instagram). Porém, nem Biden deu tal declaração tampouco há qualquer chance de o “Brasil” (ou a Argentina) ser bombardeado por causa das políticas ambientais do governo Bolsonaro.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Vamos falar primeiro pela parte “menos grave”: a de que, em algum momento, Biden teria cometido alguma gafe em relação a capital do Brasil. Na realidade, trata-se de uma “evolução” de uma lenda que aponta que norte-americanos pensam que a capital do Brasil é Buenos Aires. A máxima tem controvérsias.

Apesar de, de fato, como mostram essas matérias (aqui e aqui), a maioria dos norte-americanos não saberem que Brasília é a capital do Brasil (será que aqui a maioria das pessoas sabem que Washington é a capital dos EUA?), respostas como “São Paulo”, “Rio de Janeiro” até “não sei” são mais comuns do que Buenos Aires. No caso de Biden, não encontramos nenhuma declaração que aponte que ele tenha se confundido a capital do Brasil.

Quanto à questão da Amazônia e “bombardeio” do Brasil (essa sim que acabou preocupando mais pessoas), também é falsa. É fato que o governo de Biden deve ser menos condescendente com a questão da Amazônia do que Trump. Em um debate, ele chegou a citar a arrecadação de um fundo para o “Brasil não queimar a Amazônia” e apontou que o Brasil, se continuasse com a “política de destruição” do local, sofreria “consequências econômicas significativas”.

Apesar da declaração, em nenhum momento houve qualquer ameaça bélica contra o Brasil por parte do agora presidente eleito. Agora, nos cabe esperar quais serão os próximos movimentos em relação ao assunto.

Resumindo: apesar de muitos norte-americanos não saberem qual é a capital do Brasil e Joe Biden não estar muito feliz com a questão da Amazônia, não é verdade que o presidente eleito dos EUA ameaçou “bombardear a capital do Brasil” e muito menos citou que a cidade em questão é Buenos Aires.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK