Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Geraldo Alckmin não anunciou o fim do Bolsa Família no governo Lula

Geraldo Alckmin não anunciou o fim do Bolsa Família no governo Lula

Governo Lula e Geraldo Alckmin anunciaram o fim do Bolsa Família, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Em vídeo, vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou que o Bolsa Família será excluído no governo Lula

Análise

Em 2023, o programa Bolsa Família completa 20 anos. O programa de distribuição de renda foi responsável por tirar milhares de brasileiros da extrema pobreza e da situação de insegurança alimentar. Graças ao Bolsa Família, o Brasil conseguiu sair do mapa da fome e reduzir o número de mortes infantis.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que o governo Lula não tem intenção de seguir com o programa. Segundo um vídeo que está sendo compartilhado, o vice-presidente Geraldo Alckmin teria afirmado que o Bolsa Família iria acabar durante o governo Lula. Ainda segundo a história, Alckmin teria dito que Lula tem um objetivo: excluir o programa. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “Há uma unanimidade em relação ao Bolsa Família e às crianças, e as demais questões são doação; isso não tem impacto fiscal. E o caso do investimento, que está limitado, é receita extra, que pode até não ocorrer, mas, se ocorrer, você vai poder usar uma parte para investimento. Nós trouxemos uma proposta que não tem prazo, ela tem um princípio, que é a exclusão do Bolsa Família”. Versão 2: “O Governo já começa falar do fim do BOLSA FAMILIA. Infelizmente quem mais vai sofrer é  o povo do nordeste”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muitos beneficiários assustados. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Além disso, o programa Bolsa Família é um alvo constante de fake news. No Boatos.org já desmentimos diversas delas aqui, aqui e aqui.

A partir disso, separamos três questões para responder se essa história é verdadeira ou falsa: A fala de Geraldo Alckmin sobre o Bolsa Família é recente? 2) O governo anunciou o fim do Bolsa Família? 3) O governo Lula ou Geraldo Alckmin pensam em acabar com o benefício?

Checagem

A fala de Geraldo Alckmin sobre o Bolsa Família é recente?

Não. O vídeo em questão foi gravado no dia 16 de novembro de 2022. Na época, o vice-presidente Geraldo Alckmin entregou a PEC da Transição ao Congresso brasileiro. No mesmo dia, Alckmin deu uma entrevista e falou sobre um dos principais pontos da PEC da Transição: o programa Bolsa Família. Na ocasião, ele afirmou que o governo Lula havia proposto a retirada do programa Bolsa Família (que, na época, se chamava Auxílio Brasil) da regra do teto de gastos.

O governo anunciou o fim do Bolsa Família?

Não. Como aponta a PEC da Transição, o governo Lula queria retirar o programa Bolsa Família da regra do teto de gastos. Caso o programa continuasse fazendo parte da regra do teto de gastos, o valor pago às famílias a partir de 2023 seria de apenas R$ 405. Dessa forma, a retirada do Bolsa Família do teto de gastos era primordial para que o valor do benefício continuasse sendo pago de forma integral. E era sobre isso que Geraldo Alckmin se referia durante o vídeo. Como é possível observar, as imagens foram cortadas e tiradas de contexto.

O governo Lula ou Geraldo Alckmin pensam em acabar com o benefício?

Não existe nenhum indício sobre isso. Quando Lula cancelou o Auxílio Brasil e implementou, novamente, o programa Bolsa Família, ele pediu por mais fiscalização. Na reunião de lançamento, o presidente pediu para que as pessoas também denunciem casos de irregularidade do Bolsa Família. Por outro lado, o governo federal vai intensificar as fiscalizações, com investigações nos cadastros (e visitas a domicílio, caso seja necessário), além de cadastros mais rígidos. Como resultado, o governo identificou quase 1 milhão de fraudes no sistema até o início de agosto de 2023. Porém, quem atende todos os requisitos continua recebendo o benefício e não há indícios de que o Bolsa Família será cancelado.

Conclusão

Fake news ❌

Geraldo Alckmin não anunciou que governo Lula vai pôr fim ao programa Bolsa Família. A história se originou a partir de um vídeo que foi recortado e retirado de contexto. Quando Alckmin fala sobre a “exclusão do Bolsa Família”, ele está falando sobre a retirada do Bolsa Família da regra do teto de gastos, na PEC da Transferência. Com isso, o governo Lula garantiria que todos os beneficiários iriam receber o valor de forma integral. Quando o ex-presidente Bolsonaro deixou a Presidência, colocou o Auxílio Brasil (que substituiu o Bolsa Família) na regra do teto de gastos, o que limitaria o pagamento do benefício em apenas R$ 405.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm