Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Simone Tebet vai cortar o Bolsa Família de todas as pessoas por 60 dias #boato

Simone Tebet vai cortar o Bolsa Família de todas as pessoas por 60 dias #boato

Simone Tebet vai cortar o Bolsa Família de todas as pessoas por 60 dias, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ministra do Planejamento de Lula, Simone Tebet, disse que vai cortar o Bolsa Família de todas as pessoas por 60 dias a partir de fevereiro.

Nos últimos dias, o que não tem faltado na internet é informação distorcida relacionada à política econômica do governo Lula. A última das histórias aponta para uma suposta decisão da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

De acordo com as mensagens que estão circulando na internet, Simone Tebet teria decidido cortar o Bolsa Família de todos os beneficiários por 60 dias. Leia algumas versões da história em questão:

Versão 1: URGENTE – Ministra do Planejamento do governo Lula, Simone Tebet disse que a partir de fevereiro terá que cortar o benefício do Bolsa Família por 60 dias. Versão 2: Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai cortar o Bolsa Família por 60 dias. Faz o L,abestado!

Simone Tebet vai cortar o Bolsa Família de todas as pessoas por 60 dias?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não faltou foi gente falando “faz o L” por aí e ironizando a suposta decisão. Porém, se trata de uma distorção de uma fala de Simone Tebet em uma entrevista para o Estadão.

A ministra do Planejamento (pasta que, por sinal, não é a responsável pelo Bolsa Família) explicou na entrevista que será feita uma auditoria entre os beneficiários para ver se há irregularidades.

Neste sentido, ela apontou que as chamadas famílias unipessoais (compostas de apenas uma pessoa) passarão por uma auditoria. Os repasses serão bloqueados para que seja feita uma revisão cadastral. Caso tudo esteja correto, a pessoa recebe o valor novamente.

Os 60 dias são, na realidade, o adiamento para o início da medida. A previsão era que a revisão começasse no início do ano. Isso foi protelado por 60 para que se evite filas para regularização dos cadastros.

Vale apontar que não existe qualquer previsão de que Simone Tebet ou o governo de Lula cancelem os repasses do Bolsonaro Família para beneficiários. Isso foi inventado a partir da interpretação errada da entrevista.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Simone Tebet disse que vai cortar o Bolsa Família por 60 dias. A história surgiu de uma interpretação errada de uma entrevista da ministro do Planejamento ao Estadão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso