Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Informação que aponta que governo manteve benefício do Bolsa Família para apenas 16% das pessoas está errada

Informação que aponta que governo manteve benefício do Bolsa Família para apenas 16% das pessoas está errada

Corte do Bolsa Família prevê que apenas 16% dos beneficiários vão continuar recebendo, diz boato (Roberta Aline/MDS)

Boato – Governo cortou o Bolsa Família e manteve pagamentos para apenas 16% dos beneficiários.

  Análise

Tem circulado na internet um vídeo que está chamando atenção das pessoas que recebem o benefício do Bolsa Família. Nele, uma mulher anuncia para outras pessoas (que seriam possivelmente beneficiárias) que o governo federal havia realizado cortes e que só 16% das pessoas continuariam recebendo.

No vídeo, ela cita uma portaria relacionada ao Bolsa Família de 24 de agosto de 2023 na qual havia tal determinação. Leia alguns textos que estão circulando com o vídeo e também a transcrição dele (feita automaticamente):

Versão 1: A mulher foi curta e grossa, sem rodeios. Corte em massa. Somente 16% dos que já recebem continuarão recebendo. Infelizmente o pobre, analfabeto, pessoas humildes, não têm acesso à portaria do desgoverno. Não entendem essa poha. Lule vai matar o povo de fome sem bolsa família.

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Versão 2: É o amor ODIOSO DO PT, o governo maldito! Portaria de 24 de agosto de 2023 manda cortar 84% dos beneficiados com Bolsa Familia. Ou seja, 16 a cada 100 apenas continuarão recebendo. Vocês sabiam ?

Transcrição: Também tenho dificuldade de pagar minhas contas e eu não tenho direito ao auxílio. Certo? Então esse pessoal que é cadastrado sozinho o Governo Federal e se vocês tiverem duvidando do que eu digo vocês podem na hora que estiver no celular de vocês colocar assim olha portaria do Bolsa Família do dia vinte e quatro de agosto, domingo passado, de dois mil e vinte e três e fazer uma leiturazinha lá que vocês vão ver aqui o que eu tô dizendo, é verdade. Governo decretou nos municípios, só dezesseis por cento de cada total de pessoas que recebem vão ficar recebendo. O que é isso? Um corte em massa. Certo

A mensagem tem algumas características que podem ser reconhecidas em fake news como o tom alarmista, os erros de português e o caráter vago (sequer é descrito quem é a mulher). Há uma citação de fonte confiável, a portaria do governo (e é ela que vai nos ajudar).

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) É verdade que o governo federal vai manter o Bolsa Família para apenas 16% dos beneficiários? 2) O que diz a portaria do Bolsa Família citada pela mulher do vídeo? 3) Está havendo algum tipo de corte de benefícios no Bolsa Família?

É verdade que o governo federal vai manter o Bolsa Família para apenas 16% dos beneficiários?

Não é verdade. O governo federal tem anunciado que está tomando medidas para evitar fraudes no benefício. Uma delas é de pessoas da mesma família se cadastrando como “famílias unipessoais” (de pessoas que moram sozinhas) para poder aumentar o valor dos ganhos.

É uma medida destas que consta na portaria citada na mulher do vídeo. Em nenhum momento, a portaria fala que 84% das pessoas vão ter o benefício cortado

O que diz a portaria citada pela mulher do vídeo?

O trecho que causou confusão é este: “Fica definido como limite máximo de atendimento de famílias unipessoais no PBF a taxa de 16% (dezesseis por cento) do total de famílias beneficiárias atendidas pelo Programa no município”. Ou seja: 16% dos beneficiários poderão ser de famílias unipessoais.

Isso não significa que 84% dos benefícios serão cortados. Significa unicamente que será preciso ter um cuidado na hora de se cadastrar pessoas que moram sozinhas como beneficiários do Bolsa Família.

Está havendo algum tipo de corte de benefícios no Bolsa Família?

Apesar da informação do corte de 84% ser falsa, é fato que medidas para encerrar benefícios considerados indevidas pelo governo estão sendo tomadas. Em abril, o Ministério do Desenvolvimento Social suspendeu o beneficio de 1,2 milhão de pessoas que se inscreveram como famílias unipessoais. Quem se recadastrou e comprovou que mora mesmo sozinho voltou a receber.

De acordo com esta matéria, isso resultou no corte de 820 mil benefícios. Não é 84% do total (estimado no ano passado em 5,7 milhões de famílias), mas é um número significativo.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o governo anunciou que iria cortar o benefício de 84% das pessoas que recebem o Bolsa Família. O que a mulher fala no vídeo é uma interpretação errada de uma portaria do MDS de 24 de agosto de 2023 sobre o programa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm