Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Globo admite que motociata de Bolsonaro é a maior do mundo #boato

Globo admite que motociata de Bolsonaro é a maior do mundo #boato

Globo admite que motociata de Bolsonaro é a maior do mundo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que Globo admitiu que motociata com a participação do presidente Jair Bolsonaro é a maior do mundo.

Desde quando o presidente Jair Bolsonaro participou da chamada “motociata” em São Paulo, o que não tem faltado na internet são informações falsas sobre o evento. Já desmentimos boatos sobre o número de motos participantes, doação de alimentos e também “capa de jornal”. Agora, está circulando mais uma informação que “reforçaria” a “magnitude” do que ocorreu.

Um vídeo que circula em uma página de apoio ao presidente Jair Bolsonaro mostra, em letras garrafais que a Globo admitiu que a motociata é a maior do mundo. “GLOBO ADMITE: MOTOCIATA DE BOLSONARO É A MAIOR DO MUNDO”, diz a mensagem que consta em um vídeo de um boletim da GloboNews.

Globo admitiu que motociata de Bolsonaro é a maior do mundo?

O vídeo em questão teve nada menos do que (até o momento da publicação deste texto) 42 mil compartilhamentos, mais de 106 mil reações e 13 mil comentários no Facebook. Porém, basta assistir ao vídeo para perceber que o título não se sustenta.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Para começar, a premissa de que a motociata que teve a participação do presidente Jair Bolsonaro foi a “maior do mundo” não é real. Já desmentimos a informação errada de que o evento entrou para o Guinness Book e que teve 1,3 milhão de pessoas. É importante destacar que, no nosso artigo de checagem, mostramos que há eventos que reúnem 500 mil motos anualmente.

Ao olhar o boletim da GloboNews (encontramos neste link), percebemos que não há nada sobre a motociata ser a “maior do mundo”. O repórter Felipe Mancuso deu as seguintes informações sobre o passeio de moto:

1) O presidente está no pelotão de frente do comboio de motos. 2) Vários motoclubes participaram do evento. 3) Antes do passeio, ele discursou e provocou uma aglomeração de pessoas. 4) Houve um acidente e uma pessoa machucou o pé. 5) No momento da gravação, eles estavam na Rodovia dos Bandeirantes, voltando de Jundiaí. 6) O percurso tem 130 km. 7)A PM está monitorando e o trânsito foi desviado. 8) O governo de São Paulo autuou Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Tarcísio Gomes de Freitas por não usarem máscaras.

Como foi possível de se ver, não há qualquer menção que aponte que a motociata que teve a participação de Bolsonaro foi a maior do mundo. Ou seja: não é verdade que a Globo admitiu que a motociata a favor de Bolsonaro foi a maior do mundo. O próprio vídeo que circula online desmente a mensagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr
Marcações: