Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gilmar Mendes é flagrado jantando com o filho de Lula (Lulinha) em restaurante na Itália #boato

Gilmar Mendes é flagrado jantando com o filho de Lula (Lulinha) em restaurante na Itália #boato

Gilmar Mendes é flagrado jantando com o filho de Lula (Lulinha) em restaurante na Itália, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra o ministro do STF Gilmar Mendes jantando com o filho do ex-presidente Lula (o Lulinha) em um restaurante na Itália.

Nestas eleições, o Poder Judiciário está assumindo o papel de protagonismo. E, claro, esse protagonismo faz com que fake news circulem por aí. A última delas aponta para um suposto encontro do ministro do STF Gilmar Mendes.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais e no WhatsApp, Gilmar Mendes teria sido flagrando jantando em um restaurante de luxo na Itália com o filho do ex-presidente Lula. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Gilmar Mendes, foi visto jantando com o filho do Lula em  restaurante de luxo em Roma no dia 09/10 Versão 2: Gostaria de saber que o filho de lula estava fazendo na Itália em um restaurante famoso por nome de Alfredo junto com Gilmar Mendes ? Alguém consegue me responder ?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Enquanto isso, em Roma, no Restaurante Alfredo, um dos mais caros da Itália, Gilmar Mendes e Lullinha fazem a festa !!! Versão 4: Segunda o áudio que recebi e um dos iluminandos do supremo Gilmar Mendes com um dos filhos do lularapio em um restaurante famoso de Roma Itália..

Gilmar Mendes é flagrado jantando com o filho de Lula (Lulinha) em restaurante na Itália?

De todas as formas, o que não faltou foi gente compartilhando a informação e jogando o seu comentário. Porém, é falsa a informação que aponta que o ministro Gilmar Mendes estava jantando com o “Lulinha”.

A mensagem e o histórico de fake news do tipo já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que atestem o suposto encontro.

Além disso, não é de hoje que fake news sobre “encontros de membros do Judiciário” são desmentidas na internet. Já desmentimos encontro de Mandetta e Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e José Dirceu, Moro e Temer e, ainda, Toffoli e Bill de Blasio.

Assim como nos outros casos, há um erro de crédito da imagem. E quem desmentiu a fake news foi o próprio Gilmar Mendes. Em publicação no Twitter, ele apontou quem era as pessoas da imagem. Leia:

Estive em Roma no início de outubro, participando de congresso na Universidade. Foto do jantar, com o Des. Ney Bello e o Prof. Sérgio Victor. Este último, segundo fake news desesperada, seria o filho de uma personalidade política brasileira.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Gilmar Mendes participou de um encontro com o filho do ex-presidente Lula. O próprio ministro do STF desmentiu a informação e deu o crédito certo a quem está na imagem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso