Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Figueiredo fez alerta sobre criação do PT em 1980 #boato

General Figueiredo fez alerta sobre criação do PT em 1980 #boato

General Figueiredo fez alerta sobre criação do PT em 1980, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em 1980, general Figueiredo afirmou que o PT iria instituir o comunismo quando chegasse ao poder e haveria perda de sangue brasileiro.

O final das eleições de 2022 foi motivo de festa para os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após uma disputa acirrada, os brasileiros decidiram que o novo presidente do Brasil será Lula.

O agora presidente eleito conseguiu ultrapassar o próprio recorde de votação e se tornou o presidente mais bem votado da história do país, com pouco mais de 60,3 milhões de votos. O recorde anterior era de 2006, na disputa do segundo turno entre Lula e Geraldo Alckmin.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, os brasileiros deveriam estar em alerta com o retorno do PT ao poder. Segundo uma publicação, o general Figueiredo teria feito um alerta sobre o PT, em 1980. Ainda segundo a história, o general Figueiredo teria afirmado que ao assumir o poder, o PT iria instituir o comunismo e as pessoas só conseguiriam tirá-los de lá com muito sangue brasileiros. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Fez certo, não foi hipócrita. Figueiredo quando presidente escreveu : “Vocês querem então vou reconhecer este sindicato partido(PT).” E finalizou dizendo que chegando ao poder o PT ia instituir o comunismo e quando quisessemos tira-los de lá seria a custo de muito sangue”. Versão 2: “Figueiredo já sabia o que era o PT é avisou. Ele não deveria ter permitido que o sindicato fosse reconhecido. O preço que pagamos foi alto demais. Como ele disse, já teve muito sangue inocente nas mãos deste partido”.

Versão 3: “Vocês querem, então vou reconhecer “esse” sindicato como Partido (PT). Mas não esqueçam que um dia “esse” partido chegará ao poder e lá estando, tudo fará para instituir o COMUNISMO. Nesse doa, vocês vão querer tirá-los de lá. E para tirá-los de lá, será a custa de muito SANGUE BRASILEIRO. (Reunião do Gabinete em 1980). João Batista de Oliveira Figueiredo”.

General Figueiredo fez alerta sobre criação do PT em 1980?

A informação causou um enorme burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro revoltados. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica pela falta de provas e pela origem da informação.

Ao se deparar com a mensagem, ficamos bastante desconfiados. Isso porque ela carrega diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de provas e a ausência de notícias sobre o assunto nos veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostas frases ditas por pessoas influentes não são novidade aqui na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Winston Churchill teria dito que “os fascistas do futuro chamarão a si mesmo de antifascistas”. Também a que indicava que Chico Anysio teria dito “se é a pobreza que vota na esquerda, qual o interesse da esquerda em acabar com a pobreza?” e, por fim, a que apontava que Tancredo Neves teria dito que “nem Deus me tira da Presidência” pouco antes de morrer.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto, mas não encontramos nenhum registro de que o general Figueiredo, realmente, tenha dito isso. Encontramos apenas frases soltas nas redes sociais e sem nenhum tipo de prova que possa sustentar a afirmação. O serviço de fact-checking Checamos, da AFP, inclusive, fez uma varredura nos discursos e mensagens presidenciais de Figueiredo, mas não identificaram nada. Além disso, o Checamos também conversou com o escritor que produziu a biografia de Figueiredo. Segundo ele, seria improvável o general Figueiredo falar algo parecido.

Em resumo: a história que diz que o general Figueiredo teria feito um alerta sobre a criação do PT e da instituição do comunismo é falsa! Apesar das afirmações, não há provas de que Figueiredo tenha dito isso. Ao procurar na internet, não encontramos nenhuma prova (apenas mensagens soltas em redes sociais). O serviço Checamos, da AFP, chegou a fazer uma varredura na internet e até a conversar com o homem que escreveu a biografia do general Figueiredo, mas não encontrou nada. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso