Chico Anysio disse “Se é a pobreza que vota na esquerda, qual o interesse da esquerda em acabar com a pobreza” #boato

Boato – Em algum momento de sua vida, o humorista Chico Anysio disse “se é a pobreza que vota na esquerda, qual o interesse da esquerda em acabar com a pobreza”.

O que não faltam na internet são frases falsamente atribuídas a pessoas célebres do meio artístico e intelectual brasileiro. Em muitos casos, de pessoas que já morreram, é até difícil de se desmentir. A história de hoje aponta para uma frase que teria sido proferida por Chico Anysio.

De acordo com o texto que circula online, Chico Anysio disse, em algum momento da vida, as seguintes frases: “Se é a pobreza que vota na esquerda, qual o interesse da esquerda em acabar com a pobreza?” e “Se pobres votam na esquerda, então convém aos políticos de esquerda multiplicarem o número de pobres para se perpetuarem no poder.”.

Chico Anysio disse “Se é a pobreza que vota na esquerda, qual o interesse da esquerda em acabar com a pobreza”?

Logicamente, trata-se de um discurso um tanto quanto elitista e enviesado politicamente (afinal, tem como lugar de fala de alguém simpático à direita). Independentemente do viés, o fato é que é falsa a informação que aponta que Chico Anysio proferiu a tal frase.

O histórico de frases falsamente atribuídas a pessoas famosas já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Já desmentimos, por exemplo, textos falsos que falavam de frases atribuídas a Arnaldo Jabor, Jô Soares e Luis Fernando Verissimo.

Assim como nos casos citados, fomos buscar pela fonte da tal frase atribuída a Chico Anysio. Não encontramos nada. É fato que o humorista (que foi casado com a ex-ministra da Economia Zélia Cardoso de Mello) deu declarações no início dos anos 1990 de que havia deixado a esquerda e se considerava de direita.

Porém, não achamos nenhuma entrevista, vídeo, trecho de livro ou post (Chico Anysio morreu em 2012) que falava sobre a tal frase. Por sinal, não há qualquer referência no Google à tal frase antes de 2012 (aqui e aqui).

Apesar do discurso “pobre vota na esquerda” poder ser encontrado anteriormente, vimos a frase, pela primeira vez, em 2018. Como era de imaginar, ela não era atribuída a Chico Anysio na época. Foi só em 2022 que ela ganhou o crédito do humorista.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Chico Anysio disse as frases  “Se é a pobreza que vota na esquerda, qual o interesse da esquerda em acabar com a pobreza?” e “Se pobres votam na esquerda, então convém aos políticos de esquerda multiplicarem o número de pobres para se perpetuarem no poder.”. Assim como tantos outros fakes, as frases surgiram anônimas para ganharem um crédito posteriormente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet