Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Augusto Heleno diz, em áudio, que Congresso e STF serão fechados #boato

General Augusto Heleno diz, em áudio, que Congresso e STF serão fechados #boato

Boato – Com direito a latido de cachorro ao fundo, general Augusto Heleno gravou um áudio para a nação brasileira dizendo que não há harmonia entre poderes, que o Congresso e o STF serão fechados e que será implantando o estado de sítio.

Se tem um tipo de história que “não se cansa” de entrar no mundo dos boatos é a do “anúncio de intervenção militar”. Hoje, vamos falar de mais um boato nesta categoria. E o personagem da história de hoje é o general Augusto Heleno.

Heleno está começando a virar figurinha carimbada por aqui. Há alguns dias, Heleno deu uma entrevista na Globo News que gerou um boato de que ele havia sido censurado. Agora, um áudio que “seria de autoria dele” começou a circular na internet.

A gravação aponta que é “questão de horas para o estado de sítio ser implantando”, que o “Congresso será fechado”, que o “STF será fechado” e que os “militares voltarão ao poder”. Mais do que isso, o general Augusto Heleno, entre latidos de um cachorro, teria declarado que “não existe harmonia entre os poderes”. Leia a mensagem que circula online, a transcrição e escute o áudio.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Mensagem: General Augusto Heleno manda recado de audio para toda a Nação brasileira. Acabou a farra! Agora os ratos vão pro esgoto. General Augusto Heleno, olha que notícia maravilhosa , pelo menos pra mim. Cansado dessa bagunça , safadeza …..eu quero Ordem e Progresso,etc…. Bom dia meu amigo força Brasil selva tamo junto […]

Transcrição: É questão de horas, o estado de sítio será implantado. O toque de recolher será implantado. Fecha-se o Congresso Nacional, fecha-se o Supremo Tribunal Federal. Estabelece-se então o Supremo Tribunal Militar e acabou a comunização no Brasil e na América Latina. Então é isso aí. Pode confiar nas Forças Armadas. […]

O recado é não existe Harmonia entre os três poderes nada está funcionando e a hora chegou. Eu queria agradecer aos patriotas, Sargento Roseno, meu amigo, muito obrigado pelo teu trabalho. Esdras Prado, outro intervencionista de carteirinha e mais outras pessoas que confiaram sempre nas Forças Armadas, como nós confiamos.

Nós nunca tivemos um outro discurso que não fosse a Intervenção Militar. Chega, não haverá eleição em hipótese alguma. Se alguém falar, ou fizer propaganda de eleição no Brasil, vocês podem dar risada. Podem rir porque não existe condições de ter eleição no Brasil, tá ok? […]

General Augusto Heleno disse, em áudio, que o Congresso e o STF serão fechados?

O tal áudio circulou muito na internet. Muito provavelmente, quem compartilhou o arquivo não conhece o general Augusto Heleno. Sim, porque o áudio tem “chance zero” de ser de autoria dele. Vamos aos fatos.

Não precisa ser um gênio em fonética para perceber que a voz não é do general Augusto Heleno. Assista ao vídeo abaixo (da entrevista dele à Globo News) e perceba que o tom de voz do general é completamente diferente do tom da pessoa da gravação.

Não é só a voz que é diferente. O sotaque também entrega a balela. No vídeo real do general Augusto Heleno, é possível ver que ele tem um sotaque similar ao de pessoas do Rio de Janeiro, com o “s” chiado e com o “r” mais curto. No áudio, a pessoa tem o “e” pronunciado de forma mais acentuada e com o “r” um pouco mais arrastado.

Mas se o áudio não é do general Augusto Heleno (que nunca se posicionou publicamente sobre a volta dos militares ao poder), de quem é? Simples: das mesmas pessoas que sempre criam boatos sobre intervenção militar. Há cerca de um mês, desmentimos uma história que apontava que o “Congresso vai ser fechado e o STF está acuado”. A pessoa que criou essa história é a mesma do áudio atribuído ao general Heleno. Duvida? Compare a voz neste link.

Nem vamos entrar no mérito do conteúdo. Esse papo de “intervenção vai acontecer amanhã” já é papo batido de um mesmo grupo que usa as fake news como estratégia para “exaltar a ditadura” e atacar o que chamam de “comunistas” (que, para eles, são todos integrantes do sistema democrático). Vamos nos ater a falar que o conteúdo do áudio não tem lógica, que não procede e que a mesma história foi desmentida aqui.

Resumindo: além de o conteúdo do áudio que circula na internet não ser real, não foi o general Augusto Heleno que o gravou. O arquivo é de autoria de alguém do mesmo grupo que afirma toda semana que a “intervenção virá amanhã”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.