Fox News diz que se Bolsonaro sofrer um golpe EUA vão intervir militar e economicamente #boato

Boato – A Fox News anunciou que se Bolsonaro sofrer um golpe do Congresso ou STF, os EUA vão intervir militar e economicamente no Brasil. Tenta, Maia! Tenta, STF!

Após a polêmica demissão do ex-ministro da Justiça Sergio Moro e troca de acusações com o presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira (24/04), que colocou o governo na mira da oposição em relação a um possível pedido de impeachment, o assunto rendeu muita discussão na internet, dando ainda mais ênfase à crise política instaurada no país em plena pandemia de coronavírus, inclusive, relacionando-o a um suposto golpe de Estado.

Sobre isso, começou a circular uma notícia que dá conta de que a Fox News teria dito que se Bolsonaro sofrer um “golpe do Congresso ou STF”, os Estados Unidos vão intervir militar e economicamente no Brasil, supostamente, “tomando as rédeas” da situação. A mensagem atribuída ao canal de notícias americano foi compartilhada principalmente no Twitter, entre internautas pró-governo. Confira, a seguir, o texto original da postagem que está rodando online:

FOX NEWS NOS ESTADOS UNIDOS DISSE AGORA QUE SE O CONGRESSO BRASILEIRO OU A SUPREMA CORTE BRASILEIRA TENTAREM GOLPE CONTRA O BOLSONARO OU CONTRA AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS — A RESPOSTA AMERICANA SERÁ MILITAR E COM SANÇÕES ECONÔMICAS—

Fox News disse que se Bolsonaro sofrer um golpe EUA vão intervir militar e economicamente?

Obviamente, em um momento político como este, a publicação viralizou rapidamente. Mas será mesmo que a Fox News disse que se Bolsonaro sofrer um golpe, os EUA vão intervir militar e economicamente no país? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação carrega todas as características de boatos online: é vaga (não informa quando a Fox News teria dado a notícia), alarmista (tem o intuito de fomentar a polarização política), possui erros de português e não cita fontes que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, ao buscarmos por notícias recentes relacionadas aos termos “Bolsonaro” e “Brazil” no site da emissora, nada encontramos falando sobre “golpe”. Lá, as últimas notícias sobre o presidente brasileiro estão relacionadas ao tema coronavírus, falando sobre o teste negativo de Jair Bolsonaro para a Covid-19, a sua participação em protesto pró-militar, desrespeitando o distanciamento social, e sobre os protestos de brasileiros no país contra a quarentena.

Além disso, essa história de “golpe do Congresso ou STF” sequer tem lógica. Primeiro, porque, com exceção de alguns parlamentares mais fieis a Bolsonaro, ninguém está falando nada sobre golpe. Aliás, esse papo já foi até desmentido aqui no Boatos.org, como você deve se lembrar do boato que dizia que policiais federais, civis e militares teriam invadido o Congresso e descoberto golpe contra Bolsonaro ou, ainda, do que falava que o PT teria mandado enterrar caixões vazios para dar golpe no presidente.

Segundo, porque os Estados Unidos, por conta da Covid-19 e da crise financeira, têm muito mais preocupações do que com o Brasil ou Bolsonaro. Só para confirmar, resolvemos buscar também pela tal história fora do site da Fox News e também não achamos nada sobre o assunto.

Resumindo: A publicação que dá conta de que a Fox News teria anunciado que se Bolsonaro sofrer um golpe, os EUA irão intervir militar e economicamente no Brasil não é verdadeira. O canal de notícias não divulgou nenhuma notícia do tipo, fora o fato de que não há nada falando sobre golpe contra o governo em nenhum lugar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)