Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra Bolsonaro e Sargento Aristides nos tempos de Exército #boato

Foto mostra Bolsonaro e Sargento Aristides nos tempos de Exército #boato

Foto mostra Bolsonaro e Sargento Aristides nos tempos de Exército, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Foto mostra o presidente Jair Bolsonaro e o Sargento Aristides de mãos dadas e abraçados nos tempos de Exército. Foi aí que surgiu o termo “noivinha do Aristides”.

Como já falamos algumas vezes, o clima das eleições 2022 já está aí. E se engana quem acha que as fake news só vão vir de pessoas da direita ou ligadas ao presidente Jair Bolsonaro. A prova disso é uma série de informações erradas que estão circulando na internet sobre o passado dele.

Depois que uma mulher foi detida (não presa) pela PRF após proferir xingamentos ao presidente Jair Bolsonaro (no B.O consta que, entre outros impropérios, ela o chamou de Filho da p…), começou a circular na internet uma tese mirabolante.

A tese começa com a “informação” de que a mulher teria chamado o presidente de “noivinha do Aristides” (algo que não está no boletim de ocorrência, não é comprovado por vídeos e áudios e que brotou em perfis de pessoas que não nutrem simpatia por Bolsonaro).

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A partir da acusação (de caráter homofóbico, por sinal), começaram a circular na internet supostas imagens de Bolsonaro com o “sargento Aristides” junto com histórias que apontavam para uma suposta origem do termo (ele teria surgido por parte do ex-senador Jarbas Passarinho). Veja as duas imagens que estão circulando online:

Confira o desmentido em vídeo:

Foto mostra Bolsonaro e Sargento Aristides nos tempos de Exército?

Pois é. Muita gente que prega contra fake news está viralizando a informação. Só que, além de não existir provas de que a mulher chamou o presidente de “noivinha do Aristides” e, muito menos, que exista algum Aristides “namorado de Bolsonaro” (e o ônus da prova é de quem acusa), as fotos não têm qualquer relação com Aristides do “Exército” (uma delas sequer tem relação com Bolsonaro).

As mensagens, por si só, já deveriam suscitar muitas dúvidas. Elas têm características de boatos online como o caráter vago, alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que Bolsonaro e o “sargento Aristides” estão na imagem.

Além disso, não é de hoje que fake news de cunho homofóbico visam atingir o presidente. Já desmentimos histórias falsas que apontam que o filho de Bolsonaro é gay e tem “um caso com o primo” e uma tese que Bolsonaro teria trocado a namorada Rita Lee por um “menino”.

Ao buscar pela origem das imagens, descobrimos que as fotos não tem nada a ver com uma “história de amor de Bolsonaro”. A imagem dos soldados abraçados sequer é do presidente brasileiro.

Como apontou o site e-Farsas em 2018, a foto faz parte de um arquivo de foto de membros das Forças Armadas dos Estados Unidos que se declararam gays. Na época, um site contrário a Bolsonaro e dito de esquerda publicou a imagem erroneamente como se fosse do presidente e, posteriormente, fez a correção.

A outra foto, que mostra um grupo de militares e Bolsonaro “de mãos dadas” (de forma “hétero”, por sinal) com outro militar também não tem nada de sargento Aristides. Como mostra esta matéria da revista Crusoé, a pessoa da foto é Alberto Fraga, político que já foi deputado federal.

Tentamos buscar qualquer registro sobre o “sargento Aristides” que foi colega de Bolsonaro e, como imaginávamos, não encontramos nenhuma imagem. Aliás, não encontramos nada antes deste factoide surgir na web.

Resumindo: além de a história sobre Bolsonaro e Aristides ser sem pé nem cabeça (assim como tantas outras que devem surgir até as eleições de 2022), as fotos que estão sendo utilizadas como “prova” da relação do presidente com o outro militar são de outras situações. Nenhuma a ver com o termo (com exceção da ligação pela fake news) “noivinha do Aristides”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: