Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Forças Armadas podem intervir a qualquer momento, aponta CNN #boato

Forças Armadas podem intervir a qualquer momento, aponta CNN #boato

CNN aponta que Forças Armadas podem intervir a qualquer momento, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A CNN informou que as Forças Armadas podem intervir a qualquer momento e declarar a intervenção militar no Brasil.

As eleições de 2022 já terminaram há três semanas, mas tem ainda gente que vive o “terceiro turno”. Manifestações feitas por uma minoria fiel ao candidato derrotado em portas de quartéis ainda seguem. Muitas dessas pessoas estão sendo movidas por histórias como a de hoje.

Mensagens em redes sociais apontam para um vídeo do programa CNN 360, da CNN Brasil, e alertam para a iminência de uma ação das Forças Armadas em relação à intervenção militar (ou federal). “Forças Armadas podem intervir a qualquer momento!”, diz a mensagem que acompanha o vídeo.

CNN aponta que Forças Armadas podem intervir a qualquer momento?

Muita gente compartilhou o vídeo em questão como se fosse dos últimos dias e como se relatasse que uma intervenção militar é algo iminente. Porém, a informação que aponta que a CNN estava se referindo à proximidade de um golpe é falsa.

Para chegar à solução, recorremos ao vídeo em questão. Ele é da edição de 29 de setembro de 2022 do programa apresentado pela jornalista Daniela Lima. Ou seja, a informação que aponta que esse movimento é recente já cai. O vídeo tem quase dois meses e nada de intervenção ocorreu.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

No vídeo, é possível ver que Daniela Lima não fala em nenhum momento sobre a iminência de uma ação do Exército em relação à intervenção militar. Ela apenas cita um link que Bolsonaro compartilhou sobre uma postagem de cunho golpista. Neste sentido, o alerta era para o tipo de ameaça que estava sendo disseminada pelo presidente.

Ao buscar por conteúdos que apontem para a tal iminência de uma intervenção militar no Brasil, nada encontramos vindo da CNN. Ao contrário, o canal tem dado destaque ao momento de transição de governo.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que fake news desta natureza circulam na internet. Vídeos da emissora já foram manipulados para disseminar fake news como, por exemplo, de que Bolsonaro estaria na frente de Lula nas pesquisas eleitorais e que Lula havia prometido confiscar a poupança.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a CNN apontou que as Forças Armadas podem agir a qualquer momento em relação a uma intervenção militar. O vídeo da emissora nada diz sobre isso e, ainda por cima, é antigo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: