Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Flávio Dino mandou colocar fogo em ônibus escolares entregues por Bolsonaro #boato

Flávio Dino mandou colocar fogo em ônibus escolares entregues por Bolsonaro #boato

Flávio Dino mandou colocar fogo em ônibus escolares entregues por Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra ônibus escolares que foram incendiados por Flávio Dino. Ele mandou colocar fogo nos ônibus porque foi Bolsonaro que entregou.

Depois que foi anunciado como novo ministro de Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino passou a ser alvo de fake news (afinal, ele é uma das pessoas que trata de manifestantes radicais que estão cometendo crimes em Brasília). A mais nova aponta para uma suposta “ação radical”.

Um vídeo de ônibus escolares sendo incendiados está circulando junto com a mensagem de que o ato teria ocorrido a mando de Flávio Dino. O motivo seria o fato de os ônibus serem uma doação de Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Flavio Dino manda queimar ônibus escolares que Bolsonaro enviou ao Maranhão. Versão 2: Lembra dos ônibus parados no Maranhão, quando Flávio Dino era governador, ônibus que Bolsonaro comprou e mandou para os estados… olha o q fizeram.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 3: Fogo em todos os ônibus escolares que Bolsonaro comprou e Dino não entregou. Como vazou, eles decidiram colocar fogo. As crianças e seu dinheiro que se dane. Essa é a esquerda!

Versão 4: Aí vem o FDP do João Amoedo e diz que o Flávio Dino está correto quando afirma que ficar em frente ao QG do Exército cantando o Hino Nacional e rezando o Pai Nosso é ato terrorista e antidemocrático. Mas tacar fogo em ônibus escolar doado pelo Governo Bolsonaro é ato pacifista. Não há mais leis, apenas narradores e suas narrativas.

Flávio Dino mandou colocar fogo em ônibus escolares entregues por Bolsonaro?

Como Flávio Dino se tornou (ainda mais) persona non-grata entre bolsonaristas mais radicais, a tese se espalhou com todas as forças na internet. Só há um detalhe: apesar de o fogo ser real, a história é falsa.

O fato de diversas fake news sobre Flávio Dino estares circulando nos últimos dias (temos exemplos aqui, aqui e aqui), as características da mensagem (que, assim como um fake news, é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação) e o fato da “denúncia não estar em qualquer fonte confiáveis” já começam a entregar a farsa.

Aliás, as fontes confiáveis dizem o contrário. Ao buscar pelo vídeo em questão, descobrimos que é de um incêndio ocorrido na cidade de Franco da Rocha (SP). Essa matéria do g1 aponta que foi um incêndio criminoso. Mas não há qualquer menção a Flávio Dino ou ao Maranhão.

Ou seja: pegaram um fato real, inventaram que foi no Maranhão, imputaram a responsabilidade a Flávio Dino e, pronto, está aí mais uma fake news que circula na internet.

Resumindo: é falsa a informação que aponta Flávio Dino mandou colocar fogo em ônibus enviados por Bolsonaro para o Maranhão. O incêndio ocorreu em São Paulo e nada tem a ver com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso