Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Flávio Dino responde a 277 processos na Justiça #boato

Flávio Dino responde a 277 processos na Justiça #boato

Flávio Dino responde a 277 processos na Justiça, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino responde a nada menos do que 277 processos na Justiça.

Outro dia, o Boatos.org fez uma checagem em relação a uma suposta lista de ministros de Lula que teriam diversos processos na Justiça. Hoje, vamos falar de um “ponto específico” que ganhou destaque.

Mensagens que circulam online apontam que o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino teria nada menos do que 277 processos na Justiça. Comentários sugerem que a maioria dos processos é por corrupção. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Flávio Dino campeão em processo por corrupção! bandido agora vai ser ministro da segurança! calma ele só tem 277 processos por ladroagemVersão 2: Flavio Dino de Castro e CostaO Jusbrasil encontrou 277 processos de Flavio Dino de Castro e Costa nos Diários Oficiais. A maioria é do TREMA,seguido por TJMA. Desses processos encontrados,Procuradoria Regional Eleitoral foi a parte que mais apareceu. Versão 3: Flavio Dino 277 processos , um dos integrantes da facção chamada PT . Mais um bandido entre essa quadrilha que vai roubar  novamente o Brasil . O mais  aterrorizante disso tudo , é esse marginal falando em segurança . Só falta por o Marcola como seu assistente .Lava boca boçal.

Flávio Dino responde a 277 processos na Justiça?

Como vocês puderam perceber, as mensagens geraram diversas “conclusões”. Só há um detalhe: é falso que Flávio Dino responda a 277 processos na Justiça e que muitos são relacionados a corrupção.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Como apontamos no desmentido que fizemos outrora, a realidade é que há um erro de metodologia nas mensagens que estão circulando online. O que fizeram foi colocar o nome dos futuros ministros (no caso, de Flávio Dino) no site Jusbrasil e verificar quantos processos apareciam. Isto está errado. Veja o que escrevemos:

A primeira coisa que resolvemos fazer foi tentar descobrir a metodologia para a tal lista de processos e crimes dos ministros de Lula. Não demorou muito para descobrirmos que ela foi feita de uma forma simples: alguém pegou o nome do ministro e jogou no site Jusbrasil.

De fato, ao fazer o exercício aparecem as tais quantidades de processos de cada um dos citados. E aí começaram os erros na apuração de “crimes”.

O primeiro erro está em utilizar a palavra crime em todos os processos citados na mensagem. Primeiro porque um processo não significa que uma pessoa, de fato, cometeu um crime. Ao contrário, a pessoa só é considerada culpada depois de condenada pela Justiça.

O segundo erro está na classificação dos “processos” que estão dentro do site Jusbrasil. Nem todo o processo em que aparece o nome da pessoa, aponta que ela é ré. Ela pode ser a acusadora ou parte do processo como testemunha ou como advogado. O site em questão faz um rastreio em tribunais de todos os processos relacionados a um nome.

O terceiro está em um detalhe que não foi levado em conta: existem pessoas com o mesmo nome. Sendo assim, nem todos os processos são, de fato, de uma pessoa. Podem ser de outras. Ao começar a fazer as buscas, começamos a perceber que os números não são válidos com a tal metodologia. […]

No caso de Flavio Dino, de fato, homônimos são mais raros (o nome dele é Flávio Dino de Castro e Costa). Mas novamente, vimos processos em que o ex-governador do Maranhão não é réu. Vimos, também, processos em que o nome dele aparece no âmbito da Justiça Eleitoral (muito encerrados ou solucionados com “direitos de resposta”). Ou seja: não dá para dizer que são de crimes. […]

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Flávio Dino responde a 277 processos na Justiça. A busca que deu origem às mensagens foi feita perante uma metodologia errada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: