Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fernando Haddad anunciou o fim do real no Brasil #boato

Fernando Haddad anunciou o fim do real no Brasil #boato

Fernando Haddad anunciou o fim do real no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o fim da moeda real e a adoção de uma moeda em conjunto com a Argentina.

Estamos vendo nestes primeiros dias de governo Lula o reforço de fake news de caráter econômico que já desmentimos durante a campanha eleitoral. Depois de informações falsas sobre taxação do Pix e confisco da poupança viralizarem, agora é a vez do “fim do real”.

Junto com um vídeo de uma matéria da CNN Brasil sobre uma reunião entre o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está circulando uma mensagem que aponta que Haddad havia anunciado o fim do real no Brasil.

Junto às mensagens, há diversas críticas ao novo governo do Brasil e às políticas econômicas de Fernando Haddad. Leia alguns dos textos que estão pululando em redes sociais:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: HADDAD ANUNCIA O FIM DO REAL NO BRASIL! Adivinha o que vai acontecer com o DÓLAR ?… VAI DISPARAR!! E com a BOLSA?… VAI DERRETER !! Lembro, q hoje, a maioria do q vc compra aí, no BR, tem preço baseado no DOLAR! FAZ O ÉLI !! E Ñ vai para as ruas, Ñ !! Haddad anuncia fim do Real no Brasil  04/01/2023 VOCÊ CONCORDA COMO FIM DO REAL? Versão 2: HADDAD DIZ QUE VAI ACABAR COM O REAL, ESTE cara  é  louco….maluco….. Versão 3: Haddad anuncia nova moeda do Mercosul. Adeus Real. Quem tiver uma economia ainda da tempo de comprar dólar, euros ou libras e boa sorte.

Fernando Haddad anunciou o fim do real no Brasil?

Assim como no caso das outras supostas “medidas econômicas de Lula”, a história viralizou com muita força por aí. E, assim como nos outros casos, a história que aponta para o “anúncio do fim do real” é falsa.

Além da questão “histórico recente de fake news” sobre medidas econômicas do novo governo, os textos em questão têm características de fake news como o tom alarmista, o caráter vago e os erros de português.

Ao contrário da maioria dos boatos, a mensagem cita uma fonte confiável (a matéria da CNN). E, ao buscar por ela, vimos que o que há é uma distorção do assunto. Como mostram esta matéria e o vídeo abaixo, não tem nada de Fernando Haddad anunciar o “fim do real”. Aliás, ele sequer aparece no vídeo (muito menos para anunciar algo). Assista:

O que está circulando na internet é um trecho cortado deste vídeo que omite que o real ou o peso argentino vão dar lugar para a tal moeda única do Mercosul. O embaixador da Argentina é bem claro ao falar que “não significa que cada país não tem sua moeda, significa uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial em todo este bloco regional”.

Ou seja: o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai manteriam as suas moedas e seria criada uma unidade regional apenas para transações comerciais entre países. Em vez de negociar em dólar, euro ou moedas de um dos países, negociariam por meio da tal moeda.

Vale apontar que a própria matéria da CNN aponta que se trata mais de um desejo da Argentina do que do Brasil. Apesar de (como apontamos em uma outra oportunidade que desmentimos a fake news da criação da moeda “peso real”) Paulo Guedes já ter defendido a tal unidade monetária, não há nada que aponte para a sua implantação a curto prazo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Fernando Haddad anunciou que vai acabar com o real. O que houve foi uma reunião sobre um assunto embrionário no qual o ministro da Fazenda não fez nenhum anúncio e que, mesmo que implementado, não iria acabar com o real.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso