Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército em Cristalina é flagrado com bandeira vermelha e branca de Cuba #boato

Exército em Cristalina é flagrado com bandeira vermelha e branca de Cuba #boato

Exército em Cristalina é flagrado com bandeira vermelha e branca de Cuba, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra veículos do Exército Brasileiro na cidade de Cristalina (GO) com uma bandeira vermelha e branca que é de Cuba.

  Introdução

Uma das maiores mágoas de quem não conseguiu que um golpe fosse dado a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro é com o Exército Brasileiro, que seguiu a Constituição e não embarcou em aventuras golpistas no final do ano passado e no início deste ano.

Desde então, circulam na Internet mensagens que apontam que o Exército seria, na realidade, “Comunista”. A última das histórias aponta para mais uma dessas “provas”.

Um vídeo que teria sido gravado em Cristalina (GO) aponta para um comboio de veículos do Exército que teriam se utilizado da bandeira de Cuba, que por sua vez, seria vermelha e branca. Leia a mensagem que viralizou online e assista ao video:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Mensagem: Supostos moradores de Cristalina Goiás, protestam contra Militares do Exército que passavam pela BR 153: Um vídeo que circula pela redes sociais via grupo WhatsApp, mostra o momento em que um grupo de Militares do Exército é criticado por usar uma bandeira que não seria a bandeira do Brasil.

No vídeo, é possível ouvir alguma pessoas protestando contra os militares que segundo eles, usam uma bandeira de Cuba. Aos gritos de traidores da Pátria, os manifestantes protestam contra os militares. “O quartel é traidor, traidores da Pátria, bando de mariquinhas”. Ao certo, não se sabe por qual motivo os veículos do Exército Brasileiro estaria usando uma bandeira de cor vermelha e branca.

Transcrição: Aqui é Cristalina, ó. Ó como que está o exército aí com a bandeirinha aí, ó verde e amarelo não. A bandeirinha não é verde e amarela mais não ó. Bandeira de Cuba agora. A bandeira de Cuba. O quartel é traidor. Quartel é traidor aqui em Cristalina, ó As bandeirinha. Traidor da pátria. Traidor. Traidor Mostra aí

  Análise

Vimos o conteúdo se espalhar com todas as forças em aplicativos de mensagens como o WhatsApp e em redes sociais como o Facebook. A mensagem tem algumas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista (ou alarmante), os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a tal tese.

Além disso,  não é de hoje que fake news sobre o Exército e o “comunismo” se espalham na Internet. Já desmentimos, por exemplo, que o Exército teria pintado batalhões de vermelho ou que, ainda, teria seus comandantes presos pelo STM.

Na parte da checagem, vamos averiguar se os veículos estavam com a bandeira de Cuba, se o Exército, por conta da bandeira vermelha e branca, havia virado Comunista e vamos explicar a origem da bandeira.

Checagem

Os veículos do Exército em Cristalina estavam com a bandeira de Cuba?

Não. A falta de conhecimento da pessoa que está gravando o vídeo é tamanha que sequer ela consegue, de fato, saber como é a bandeira de Cuba. Enquanto a bandeira do vídeo é vermelha e branca, a do país do Caribe é vermelha, azul e branca e sequer é do formato. No máximo, a bandeira se assemelha com a da Indonésia, Polônia ou Singapura. Mas claro que é muito mais legal falar que o Brasil está virando Cuba.

Exército, por conta da bandeira vermelha e branca, virou Comunista?

Ao contrário do que sugere a mensagem, o Exército não está “virando comunista”. Na realidade, as Forças Armadas têm como objetivo servir o país e não presidente A ou B. Até o momento não há qualquer indício de “comunização” do Exército.

Qual a origem da bandeira?

A bandeira nada mais é do que a bandeira oficial dos chamados Dragões da Independência. É possível ver o aparato junto a guardas em exemplos como aqui, aqui e aqui.

Conclusão

Fake news 👎❌

É falso que o Exército Brasileiro desfilou com uma bandeira vermelha e branca de Cuba em Cristalina. Nem a bandeira é do país em questão tampouco se trata de uma referência ao Comunismo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm