Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Batalhão do Exército em Ponta Grossa foi pintado de vermelho pelo governo Lula #boato

Batalhão do Exército em Ponta Grossa foi pintado de vermelho pelo governo Lula #boato

Batalhão do Exército em Ponta Grossa foi pintado de vermelho pelo governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o batalhão do Exército na cidade de Ponta Grossa que foi pintado de vermelho em homenagem ao Comunismo pelo governo Lula.

O ciclo de fake news, em alguns momentos, se utiliza de diversas informações distintas para a “promoção de uma tese falsa” (o caso das vacinas contra Covid-19 e diversos episódios falsos relacionados a ela é exemplo). Na história de hoje, vamos falar de uma tese antiga que se utilizou de um vídeo novo.

Começou a circular na internet um vídeo gravado na cidade de Ponta Grossa (no Paraná). Ao chegar em um batalhão do Exército pintado com as cores vermelhas, a pessoa que gravou o vídeo esbraveja dizendo que o local era verde-oliva e teve as cores trocadas em “homenagem ao Comunismo”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Batalhão de ponta grossa Paraná, FA comunistas também, não se enganem com esses apátridas. Versão 2: Gente sem noção. Beira a idiotice. Brasil virando “comunista” começando por Ponta Grossa, Paraná, terra do “Agroboy” . Sinal. Batalhão do Exército amanheceu pintado de vermelho. Recebi um vídeo de Ponta Grossa, onde estão reformando um Batalhão do Exército, a cor nova é vermelho e branco. Jesuissss…

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Bom dia, pessoal. Hoje, dezoito de maio de dois mil e vinte e três. Passando em frente aqui ao batalhão do exército em Ponta Grossa, no Paraná. Estão reformando todo o batalhão E olha aí ó. Para surpresa geral ó. Está de cara nova. Está ficando de cara nova. Cara nova e cores novas né o verde, oliva que tanto tínhamos orgulho está mudando de cor. Mudando de cor para o vermelho do comunismo, né ah eu como ex-combatente sempre tive orgulho do Verde Oliva.

Mas os ditadores aí estão no poder né? Entre eles eh os generais né do povo brasileiro. Ah resolveram trair o povo. E definitivamente Lula veio pra destruir o nosso país isso. Ele renega a bandeira verde e amarela. Esse insano pintou alguma escola? Pintou alguma creche? Alguma casa de saúde? Não. Está pintando o quartel. Está certo que o vermelhinho combina com a melancia

Mas nós somos verde e amarelo, nós somos a maioria. O que que vocês estão querendo? Onde vocês querem chegar? Esse homem já deu motivo pra impeachment pra de sobra. Meteu dezessete ministérios a mais com um monte de gente com o rabo preso com alguma coisa, alguma historinha anterior

Supremo fica assistindo e procurando caçar os nossos deputados eleitos, deputados e senadores eleitos por nós, verde e amarelo. Nós não renegamos nossa bandeira, eles querem a nossa riqueza, nosso nióbio, nosso ouro, nossa Amazônia, pra sustentar o quê? O regime comunista já mostrou nos outros países que todos estão passando fome? Menos o ditador. O ditador vive como rei. É isso vocês que fazem web que acham legal. Ah e o Lula vai ser o rei. Eu vou ser a bosta. É isso? Supremo. E aí

Batalhão do Exército em Ponta Grossa foi pintado de vermelho pelo governo Lula?

O vídeo e os comentários não demoraram a se espalhar em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Porém, a tese que aponta para o tal batalhão do Exército que foi pintado de vermelho pelo governo Lula é falsa.

Na realidade, já desmentimos uma fake news igualzinha a essa há alguns dias. Na ocasião, era dito que um quartel do interior de São Paulo foi pintado de vermelho por Lula. Na realidade, tratava-se de um batalhão da cavalaria que, tradicionalmente, é pintado com as cores vermelha e branca.

No caso de Ponta Grossa, ocorreu a mesma coisa. Ao olhar os muros do local filmado, vimos que se trata da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. Não foi surpresa nossa descobrir que o local já tinha as cores vermelha e branca antes mesmo de Lula assumir o poder. Esta publicação de 2020 mostra que a sede do batalhão era pintada vermelho e branco.

Vale apontar que a história serve para reforçar outra tese falsa: de que o Exército Brasileiro passou a servir o Comunismo por conta do novo governo. Obviamente, nomes mais simpáticos ao atual governo foram colocados na chefia por Lula. Agora, falar que isso significa uma mudança de regime no país é uma distância abissal.

Resumindo: é falso que Lula mandou pintar de vermelho um batalhão do Exército na cidade de Ponta Grossa. O vídeo em questão mostra um local que, por ser da cavalaria, sempre foi pintado de vermelho e branco.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm