Boato – Elon Musk e o serviço de inteligência dos EUA divulgaram um vídeo que mostra a quadrilha do PT reunida no Palácio do Planalto no 8 de janeiro.
Análise
Nestes dias, o Boatos.org desmentiu uma história que foi reciclada com uma mensagem que ligada Elon Musk ao caso. Não foi a única vez na semana. Agora, está circulando uma mensagem que aponta para uma suposta revelação do dono do X, da Tesla, Space X etc.
Um vídeo que mostraria a “quadrilha do PT reunida no Palácio do Planalto” no 8 de janeiro está circulando junto com mensagens que apontam que Elon Musk e o serviço de inteligência dos Estados Unidos haviam liberado o vídeo.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
A teoria era de que Lula estava todo o tempo no Palácio do Planalto durante os ataques. Isso seria a prova de que houve uma armação para incriminar a direita no 8 de janeiro de 2023. Leia:
Foram mexer no ninho de vespas achando que seria fácil intimidar o poderoso EUA e o Elon Musk. Agora que o vespeiro abriu não sabem pra onde correr. Vejam as imagens, não se sabe como, capturadas pelo *Serviço de Inteligência dos Estados Unidos* e liberadas para o mundo. Um dos vídeos apagados vazou! Quadrilha do PT estava toda reunida no Planalto no dia 8 de janeiro.
Olha o vídeo que soltaram, o dia do vandalismo nos Três Poderes em Brasília. Lula não estava em Araraquara, como afirmaram a todo o tempo. Este vídeo compromete a todos os envolvidos. Estava TODO MUNDO LÁ! Compartilhe de 5 em 5, em todos os aplicativos Twitter, Facebook, Instagram, Telegram, WhatsApp, Tinder. Não deixemos que eles tomem a CPMI(eis as provas).
O mundo precisa assistir a isso! E você ainda tem dúvidas de o porquê Flávio Dino não querer liberar às imagens! Vejam que agora eles estão todos recolhidos em sua tocas, como também o Cachaceiro Bêbado…
Checagem
A história está circulando muito na internet, principalmente, entre grupos bolsonaristas. Por isso, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo às seguintes perguntas: 1) O vídeo atribuído a Elon Musk e o serviço de inteligência do EUA mostra uma quadrilha do PT no Palácio do Planalto no 8 de janeiro? 2) Lula estava no Palácio do Planalto durante a invasão do 8 de janeiro? 3) Elon Musk e o serviço de inteligência dos EUA são a fonte do vídeo?
O vídeo atribuído a Elon Musk e o serviço de inteligência do EUA mostra uma quadrilha do PT no Palácio do Planalto no 8 de janeiro?
Não. Na realidade, se trata de um vídeo que já teve conteúdo desmentido no Boatos.org lá em 2023. Na ocasião, apontamos que o vídeo foi gravado na noite de 8 de janeiro (quando Lula havia voltado de Araraquara e os atos de vandalismo já haviam sido controlados em Brasília).
Lula estava no Palácio do Planalto durante a invasão do 8 de janeiro?
Há um trecho do desmentido que escrevemos que elucida completamente esta história. Como ele vale para hoje, relembre o que escrevemos:
Os vídeos que mostram Lula no Palácio do Planalto são da noite de 8 de janeiro. Naquele momento, já era público que Lula havia voltado de Araraquara para Brasília para saber o que havia ocorrido.
Essa matéria do g1 aponta que Lula chegou a Brasília às 21h. O relógio das câmeras de segurança mostra justamente este horário (21h). Antes disso, o presidente estava mesmo em Araraquara (como mostra esta matéria do Poder 360) no momento da invasão.
É importante citar que a tese de que “Lula seria o culpado pelos atos de 8 de janeiro” não faz nenhum sentido mesmo se ele estivesse dentro do Palácio do Planalto. O que apontam as investigações é que o que ocorreu foi obra de pessoas simpáticas a Bolsonaro.
Elon Musk e o serviço de inteligência dos EUA são a fonte do vídeo?
Não. Na realidade, a divulgação das imagens ocorreu por conta do Gabinete de Segurança Institucional do governo federal. Ele é público desde 2023 e, como vocês viram, já gerou uma fake news no passado. Elon Musk e o serviço de inteligência dos EUA nada têm a ver com isso.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o vídeo mostre algo incriminador relacionado ao dia 8 de janeiro de 2023. Também é falso que ele tenha sido “liberado por Elon Musk”. Trata-se de uma fake news do ano passado que voltou a circular agora.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).