Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo distorcido de fala de Alexandre de Moraes não foi “liberado” por Elon Musk

Vídeo distorcido de fala de Alexandre de Moraes não foi “liberado” por Elon Musk

Elon Musk liberou vídeo de Alexandre de Moraes dizendo que vai corroer democracia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Elon Musk revelou que Alexandre de Moraes disse que tem o plano de corroer a democracia.

Análise

Muitas vezes uma notícia tem que ser desmentida novamente por causa de um elemento que a faz viralizar no novamente. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta ação de Elon Musk.

Um vídeo do ministro do STF Alexandre de Moraes falando em corroer a democracia está circulando junto com mensagens que se tratava de um vídeo “liberado por Elon Musk”. Leia a mensagem que circula online e também a transcrição do arquivo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Mensagem: “Olha o Elon Musk liberando os vídeos! Segura essa p… de ovo aí seu ditador barato!” Transcrição Alexandre de Moraes:Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro.” Como corroer a democracia por dentro? Sem um discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia, não. Vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substitui-la.

Checagem

Em relação ao vídeo, trata-se de um assunto que já foi desmentido no Boatos.org (mais exatamente neste arquivo). Agora, teremos que ampliar o assunto e falar sobre a questão Elon Musk. Para tanto, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Elon Musk “liberou” o vídeo de Alexandre de Moraes falando em corroer à democracia? 2) Se não foi Elon Musk, de onde surgiu o vídeo? 3) Em que contexto Alexandre de Moraes citou “corroer a democracia”?

É verdade que Elon Musk “liberou” o vídeo de Alexandre de Moraes falando em corroer à democracia?

Não. Só por se tratar de uma mensagem que já foi desmentida pelo Boatos.org, já é eliminada a história que aponta para a “liberação do vídeo”. Na realidade, se trata de uma fake news que circulava não só no X como também em outras redes sociais.

Se não foi Elon Musk, de onde surgiu o vídeo?

Conforme apontamos aqui, o vídeo em questão foi gravado em fevereiro de 2024, na semana de recepção de calouros e calouras da USP. Na ocasião, Alexandre de Moraes, que é professor associado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, falou ao público sobre a democracia e o meio digital. Foi a partir daí que houve a distorção.

Em que contexto Alexandre de Moraes citou “corroer a democracia”?

Em nenhum momento, Alexandre revelou que tinha um “plano” de corroer a democracia. Como o que explicamos antes vale para agora, relembre o que foi escrito:

O vídeo que está circulando foi cortado para que houvesse a impressão de que estava falando em primeira pessoa. Porém, a fala foi referindo a estes grupos. Leia a transcrição e assista ao vídeo:

[…] e depois as famosas fake news. é uma verdadeira lavagem cerebral que é realizada. Isso com método de ataque à democracia. Isso teve método. A partir de estudos, estudos feitos e aprimorados na extrema direita norte-americana, Isso teve método para se atacar os três pilares das democracias ocidentais.

Ó… a partir de cativar “vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro, sem um discurso tradicional, de golpe, de acabar com a democracia? Não, vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituir”.

Não por outros motivos, a palavra liberdade é a mais utilizada pelos extremistas. Defesa da Liberdade, a liberdade deles, mas é a palavra mais utilizada nas redes sociais. […]

Fizemos também o desmentido em vídeo do conteúdo. Você pode assistir abaixo:

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Elon Musk tenha liberado um vídeo de Alexandre de Moraes falando sobre corroer a democracia. Além disso, a mensagem não passa de um conteúdo distorcido de uma fala do ministro do STF em uma palestra que já havia sido desmentido no Boatos.org.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).