Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eike Batista diz que pagou propina a ministros do STF, a Renan, Lula, Dilma e Temer #boato

Eike Batista diz que pagou propina a ministros do STF, a Renan, Lula, Dilma e Temer #boato

Eike Batista diz que pagou propina a ministros do STF, a Renan, Lula, Dilma e Temer, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Eike Batista declarou que pagou propina a ministros do STF (Fachin, Rosa Weber, Lewandowski, Gilmar Mendes e Toffoli), a Renan Calheiros, Rodrigo Maia, Gleisi, Lula, Dilma e Temer.

Em termos de notícias falsas, o que não tem faltado nos últimos são denúncias bombásticas sobre a política no Brasil. Há pouco desmentimos uma mensagem que apontava que o novo diretor-geral da Polícia Federal havia “denunciado” de que Lula e o STF seriam os mandantes do assassinato de Bolsonaro. Agora, uma fala atribuída a Eike Batista começa a circular por aí.

De acordo com o uma imagem que circula em redes sociais, o empresário teria confessado que pagou propina a ministros do STF e a políticos (incluindo ex-presidentes). A lista engloba Edson Fachin, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Renan Calheiros, Rodrigo Maia, Gleisi Hoffmann, Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

EIKE BATISTA CONFESSOU: “EU PAGUEI PROPINA PRO MINISTRO FACHIN, PRA ROSA WEBER, PRO LEVANDOWSKI, PRO GILMAR MENDES, PRO TÓFOLI, PRO RENAN, PRO RODRIGO MAIA, PRO LULA, PRA DILMA, PRA GLEISI HOFFMAN, PRO TEMER…”

Eike Batista diz que pagou propina a ministros do STF, a Renan, Lula, Dilma e Temer?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou para a mensagem circular com força por aí e levantar diversos adjetivos aos ministros do STF e políticos (em especial a Renan Calheiros e Lula). Porém, não é verdade que Eike Batista “confessou” que pagou propina a todo esse monte de gente.

A mensagem e o histórico da mensagem já nos chama atenção. O texto tem características como ser vago, alarmista, com erros de português (e no nome dos citados) e, além disso, não cita qualquer fonte confiável que corrobore para a tal denúncia.

Vale reforçar (como falamos no início do texto) que fake news de “palavras colocadas na boca de figuras públicas” têm sido constantes na web. Hoje, desmentimos uma fala atribuída a Paulo Maiurino. Já desmentimos falas atribuídas a Caio Coppolla, Damares Alves, George Soros e outras figuras.

Ao buscar por qualquer registro da confissão de Eike Batista (que seria uma bomba que viraria manchete em todos os veículos de mídia do Brasil), nada encontramos. Não existe nenhuma fala na qual Eike Batista diz que pagou propina a todos os citados na mensagem. A única referência que temos sobre a denúncia é a imagem que “brotou em redes sociais”.

No ano passado, a ministra do STF Rosa Weber homologou uma delação premiada de Eike Batista. Não temos conhecimento de todo o teor da delação, mas em um dos anexos ele teria (de acordo com essa matéria) afirmado que pagou propina a Aécio Neves (que nega a acusação).

Eike já foi condenado por pagar propina ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a 30 anos de prisão. Durante o processo, ele negou ter pago a propina. Porém, não se sabe o que ele disse a respeito na delação premiada.

Resumindo: a história que aponta que Eike Batista relatou que pagou propinas a Edson Fachin, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Renan Calheiros, Rodrigo Maia, Gleisi Hoffmann, Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer é falsa. Não há, em qualquer fonte oficial ou confiável, qualquer informação sobre esses tipos de pagamentos por parte do empresário. Na delação premiada, o único nome que “vazou” foi o de Aécio Neves.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy